São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

10 MESES, 9 LIVROS

Resumo deve complementar leitura da obra

Ler livro inteiro é importante para elaborar respostas mais benfeitas
Patricia Stavis/Folha Imagem
Felipe vai ler os três novos livros e reler os outros seis

DA REPORTAGEM LOCAL

É unânime. Nenhum professor, seja do ensino médio ou de cursinho, aconselha a substituição da leitura completa pelos resumos, tão conhecidos pelos vestibulandos.
"Há resumos muito benfeitos, mas o aluno só consegue ter a visão geral da obra com eles", afirma José Everaldo Nogueira Júnior, coordenador do ensino médio do colégio Santa Amália. "E os grandes vestibulares não pedem mais questões gerais, pedem detalhes das histórias." Ele diz que um vestibulando não consegue, por exemplo, comparar o comportamento de dois personagens de livros diferentes se não tiver lido inteiramente os dois. "O vestibulando precisa saber comparar, associar e contratar. Como vai fazer isso se não leu o livro?"
Fernando Marcílio Lopes Couto, professor de literatura do cursinho Anglo, completa: "O peso da leitura de livros obrigatórios nos principais vestibulares é muito grande."
Para ele, "nenhuma leitura de resumo funciona". Sobre o porquê de sempre haver vários vestibulandos que dizem ler apenas resumos, ele questiona: "O que é mais comum entre os vestibulandos que passaram? Pode ter certeza de que eles leram todos os livros".
"E outra coisa, alunos que são bons leitores elaboram respostas melhores", diz ele.
Geralmente, a desculpa dos que leem resumos é a falta de tempo, já que, além das nove obras, eles têm o conteúdo das outras disciplinas. Mas Marcílio explica: "Os nove livros não são para ler neste ano, era para o aluno que vai prestar agora já ter lido a maioria. Mas, para quem não leu, é plenamente possível ler todos e ainda estudar para as outras disciplinas". "É preciso se organizar."
Isadora Martinatti Penna, 17, pensou que os resumos ajudariam no ano passado, quando prestou direito na USP e na PUC-SP. "Senti muita falta por não ter lido tudo no ano passado", diz. "Mas para esse ano quero ler os nove."
Caso diferente é o do colega Felipe Hernandes, 21. Apesar de não ter entrado na USP, diz que foi bom ter lido todos os livros. "Gabaritei em literatura", afirma. "Agora vou investir nos três que entraram."


Texto Anterior: Nova lista facilita a vida do vestibulando, afirmam professores
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.