São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOBRE PESO

Opções saudáveis substituem regime

Família deve comprar produtos adequados enquanto estudante resiste a excessos do grupo

DA REDAÇÃO

Com tanta pressão em relação ao vestibular, fazer regimes rigorosos é uma tarefa dura demais para muitos estudantes. A melhor saída é tentar trocar alimentos muito calóricos por outros mais leves e saudáveis, sem, no entanto, grandes sacrifícios ou muitas complicações.
O apoio da família para ajudar no controle do que se come é fundamental. Cibele Crispim, nutricionista da consultoria Rg Nutri, alerta que o adolescente pega o que está mais à mão. "O vestibulando se entrega ao estudo e sempre vai optar pelo que é prático, fácil e dê prazer. Bolacha recheada, bolo, salgadinhos e refrigerantes viram a sua companhia."
É aí que entra a família para dar uma forcinha. Os pais devem oferecer opções light e alimentos leves como frutas cortadas e iogurtes. "O apoio da família é muito importante. Esperar que o vestibulando vá ao supermercado comprar coisas saudáveis é complicado."
Paula Corrêa Cortado, 18, está se esforçando para comer melhor, mas precisa resistir aos pecados das amigas. "Todo mundo engorda junto. A gente tenta se controlar, mas, quando uma cai em tentação, a outra cai também."
De acordo com Vânia Sarmento, nutricionista do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp, a questão do grupo influi mesmo. "A tribo tem hábitos alimentares diferentes. Eles dizem: "eu não compro, mas minhas amigas compram e me dão". O grupo leva a consumir um pouco mais e são alimentos altamente calóricos, que engordam mesmo", explica.
A nutricionista ensina a melhor forma de se alimentar. "O ideal é que fracione em seis refeições por dia: café, lanche antes do almoço, almoço, um ou dois lanches à tarde, jantar e lanche antes de dormir."
Trocar um intervalo por um pacote de salgadinhos em cima dos livros é totalmente desaconselhável. "Até porque o aluno assimila melhor o estudo com uma pausa para lanches. O hábito de beliscar não é saudável", afirma.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.