São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Games ajudam nos estudos e distraem

Há opções envolvendo ambiente e história

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Imagine-se guiando uma civilização durante os séculos ou administrando uma nação nos dias de hoje, equilibrando-se entre o desenvolvimento econômico e o ecologicamente correto.
Desafios como esses estão em jogos de computador e são mais uma ferramenta na preparação dos estudantes para as provas do Enem.
"Toda narrativa não linear, que seja visual, sonora ou imagética, e desenvolva o raciocínio, pode ajudar", afirma o especialista em educação, José Everaldo Nogueira Júnior.
O desenvolvedor de games Fabiano Onça cita como exemplo o Civilization, jogo de estratégia em que o participante acaba aprendendo um pouco de história geral.
"O jogo prende pelo enredo e pode levar o jogador a querer saber mais", diz.
Na internet, é possível encontrar games que estimulem o raciocínio, trabalhem temas contemporâneos e, de quebra, treinem o inglês.
Onça cita o www.globalconflicts.eu, jogo em inglês que trata da questão palestina, assunto que sempre pode estar presente no Enem.
O www.bbc.co.uk/sn/hottopics/climatechange/climate-challenge aborda política e ambiente.
De autoria do próprio Onça estão www.greenpeaceweather.com.br, cujo foco é a sustentabilidade; o Guia do Estudantes das Galáxias (tinyurl.com/2aywmr4) e o Bixo Evolução (enem2010.guiadoestudante.abril.com.br/bixo-evolucao), ambos focados no Enem.


Texto Anterior: Foco: Revista traz cruzadinhas e caça-palavras com conteúdos cobrados pelo Enem
Próximo Texto: Enem 1: Cartões de inscrição chegam até segunda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.