São Paulo, terça-feira, 20 de novembro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É A HORA

Engenharia fica mais concorrida

Com escolha da área na inscrição, Escola Politécnica tem 27% a mais de candidatos em 2008

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O ingresso nos cursos de engenharia na Escola Politécnica da USP ficou mais concorrido em comparação ao ano passado. A relação candidato/vaga subiu de 9,74 para 13,43. A razão está no aumento de 27% dos inscritos -saltou de 8.562 para 10.917, para as mesmas 800 vagas. O aumento de 2.355 interessados quase alcança os 2.538 candidatos de jornalismo, o mais disputado neste ano (41,63 c/v). E por que isso?
Na avaliação de José Roberto Cardoso, vice-diretor da Escola Politécnica, o interesse se explica pelas mudanças no processo seletivo, que permite a escolha na área na inscrição.
"O curso ficou mais atraente para os candidatos pois terão mais certeza do que irão cursar. Antes, havia muita insatisfação por parte dos alunos, que nem sempre estudavam na área pretendida", avalia Cardoso.
Até o ano passado, os aprovados em engenharia faziam dois anos de ciclo básico. Ao final do primeiro ano, optavam por uma das quatro grandes áreas -civil, elétrica, mecânica ou química- e, ao final do segundo, era a vez da habilitação.
"Não acho problema na nova seleção, pois já tenho certeza de que quero ser engenheira química", diz Camila Primerano Evangelista, 17, que só tem dúvida se envereda para a pesquisa ou a área de cosmética.
Espera-se, agora, diz Cardoso, uma queda na evasão, que era de 20% (150 alunos). "Perdíamos quase um ITA ao ano", afirma, referindo-se ao curso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com cerca de 130 vagas por processo seletivo.
Após jornalismo, os mais disputados são publicidade e propaganda (41,02 c/v) e relações internacionais (36,88 c/v), curso em que Juliana Soares Leite tenta uma vaga. Veja a lista completa em www.fuvest.br.


Texto Anterior: Saiba mais
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.