UOL

      São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para professores, ainda dá tempo para colocar a matéria em dia

DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda faltam de três a quatro meses para o início dos grandes vestibulares. Há tempo para estudar e colocar a matéria em dia, dizem os especialistas.
O ritmo de estudos em geral é mais intenso. Primeiramente, porque os conceitos das disciplinas serão mais aprofundados neste semestre. Na primeira etapa do ano, foram abordados em sala de aula os conceitos básicos, que permitirão o desenvolvimento de questões mais difíceis agora.
O estudante deve reservar um período para rever as matérias já ensinadas e um tempo para estudar os novos conteúdos. O estudo pode ser dividido em cinco partes, sendo as três primeiras para os conceitos novos, e as últimas duas para as matérias anteriores. Fazer resumos e sublinhar os textos lidos ajudará a relembrar o que foi aprendido quando as provas estiverem mais próximas.
O estudante deve possuir uma agenda rígida, pois não é hora de deixar nada para trás. Nos períodos de estudo, lembre-se de reservar, a cada hora, pelo menos dez minutos para descanso.
Exercitar a redação também é importante. A recomendação é que o aluno desenvolva de um a dois textos por semana. Para avaliar o seu desempenho, procure professores ou dê o texto para amigos ou parentes lerem. Verifique se entendem o conteúdo.
Outro critério para avaliar o seu preparo para os exames é confirmar quantos livros obrigatórios já foram lidos. Nesta etapa do ano, o ideal é que o candidato tenha visto metade deles. Caso vá enfrentar as provas da Fuvest, por exemplo, o estudante deve ter lido quatro dos oito livros exigidos -"Os Lusíadas", "Memórias de um Sargento de Milícias", "O Primo Basílio", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Macunaíma", "Libertinagem", "Primeiras Estórias" e "A Hora da Estrela".
Mas o preparo não pára na leitura. O aluno deve buscar informações sobre o período em que o autor viveu e sua biografia. Nos resumos das obras, em geral, só há informações sobre o enredo.


Texto Anterior: Tá sabendo?: Na reta final, vestibulando deve medir a sua preparação para orientar estudos
Próximo Texto: Candidata dorme menos para poder estudar mais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.