São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estresse e tensão são obstáculos a mais enfrentados por todos os vestibulandos

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da grande concorrência e de todo o conteúdo do ensino médio para assimilar, o candidato ainda tem outro complicador na reta final da preparação para o vestibular: o estresse e a pressão emocional.
Segundo psicólogos e professores, a ansiedade é normal e não chega a ser ruim, se mantida em níveis aceitáveis. "Existe uma ansiedade natural que é até saudável, deixa a pessoa focada no objetivo. Um pouco de adrenalina não faz mal a ninguém. O problema é quando esse fator aumenta muito, a ponto de atrapalhar a rotina do candidato", afirma o professor Roberto Nasser, coordenador de orientação vocacional do Colégio Bandeirantes.
Para ele, há basicamente três causas para a tensão do vestibulando. "O estresse excessivo pode ser desencadeado por um processo de escolha de carreira difícil, quando o vestibulando não sabe o que quer fazer; pode surgir da pressão da família e também aparecer naqueles que percebem que estudaram pouco e, na hora do vestibular, bate a angústia", afirma o professor.
O psicólogo Leo Fraiman, especialista em vestibular, dá dicas de como combater o nervosismo nos dias que antecedem a prova. Para ele, não é hora de tentar assimilar novos conteúdos. "Não vai ser em poucos dias que se vai entender o que não se aprendeu desde a sétima série", argumenta. "É hora de evitar conflitos, de dormir bem e de buscar um lazer."
Já o psicólogo e professor da PUC Antonio Carlos Amador Pereira sugere relaxamento e reflexão. "Qualquer prática de relaxamento é sempre útil. É hora de trabalhar a respiração e passar um tempo sozinho, trabalhando a concentração." Na prova, a tranqüilidade pode ser um diferencial. "Quem está mais calmo leva vantagem."


Texto Anterior: Fuvest: Estratégias para resolver o exame ajudam estudante
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.