UOL

      São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003
  Texto Anterior | Índice

Trabalhar em grupo e viajar com freqüência são atividades comuns

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem pretende ingressar na carreira deve estar disposto a trabalhar em grupo e preparado para encontrar um ambiente agitado, afirma Gustavo Castro, 47, gerente de engenharia naval da Petrobras. A profissão pode exigir viagens constantes.

Folha - Houve mudanças na carreira nos últimos anos?
Gustavo Castro -
Sim, atualmente existe uma exigência maior de títulos -de mestrado, entre outros- e de um conhecimento sólido de inglês. A informática tornou-se uma ferramenta fundamental para esse profissional.

Folha - O que será necessário para construir uma carreira sólida?
Castro -
Para o campo gerencial, o profissional deve possuir uma experiência diversificada, conhecer desde o planejamento até a construção de um projeto. Para quem preferir a área técnica, será importante buscar cursos acadêmicos ou de complementação, ter conhecimento profundo em áreas específicas e possuir inglês fluente, o que será importante para ser reconhecido internacionalmente.

Folha - Como foi o início de sua carreira?
Castro -
Entrei na Petrobras por meio de um concurso público. Quando enfrentei o processo seletivo, já havia trabalhado oito anos em estaleiro -ora na fabricação estrutural, ora na área de projetos. Nos oito primeiros anos na Petrobras, trabalhei fiscalizando e gerenciando obras em plataformas. Então comecei a trabalhar na área de novas tecnologias, especificamente em tecnologia de ancoragem de plataformas.

Folha - O que é isso?
Castro -
O trabalho consistiu principalmente no desenvolvimento de cabos e âncoras especiais que permitissem a ancoragem de plataformas em grandes profundidades. No fim desse período, completei o mestrado em engenharia oceânica e ingressei na carreira gerencial.

Folha - Teve alguma dificuldade?
Castro -
Nos primeiros anos na Petrobras, as viagens eram constantes e tive de mudar para outra cidade. Isso prejudicou o meu relacionamento familiar.


Texto Anterior: Setor ganhou impulso após plano de metas da década de 50
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.