São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Escolha do curso deve ser pensada a longo prazo

Faculdade influencia durante toda a vida do vestibulando

DA REPORTAGEM LOCAL

A faculdade não são só os quatro ou cinco anos de duração que ela tem. É, em grande parte, responsável pelo o que a pessoa vai ser. Estudar em uma instituição que não é bem vista pelo mercado já diminui as chances de estágio de um universitário. Sem estágio, ele terá mais dificuldade para arrumar um emprego após formado.
Por isso, é importante que os vestibulandos dobrem a atenção na hora de escolherem quais instituições prestar. Segundo o presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, é mais garantido cursar instituições renomadas, mas não adianta ser um mau aluno numa boa faculdade. "O nome da faculdade pesa, mas não vale se o universitário não levá-la a sério", diz ele.
Embora algumas universidades não participem do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), vale a pena ver quais prestam e quais ficam com notas boas.
Além disso, outro fator que pode mostrar a qualidade do curso é a relação candidato-vaga dos vestibulares. Na FEA-USP, por exemplo, essa relação foi de 26,46 na última Fuvest.
A oferta de estágios é mais um ponto que deve ser levado em conta. Segundo alguns coordenadores de cursos, as grandes empresas só anunciam vagas nas melhores faculdades.
A administradora Adriana Angeli Casseb Lima, 25, foi uma das que passou pelo pente-fino ao buscar um estágio. Antes de se formar na GV, fez estágio em um banco, na área de recursos humanos, e, depois, em marketing. Formada, participou de dez processos para trabalhar como trainee. Passou em três. Em um, desbancou mais de 47 mil concorrentes.
Neste ano, entrou na Johnson & Johnson, onde está como assistente de marketing. "O curso da GV te dá uma visão de tudo, e agora estou me aprofundando num setor de que eu gosto [de marketing]", diz.
Segundo Renata Brecalio, responsável pelo recrutamento da Ambev, "o administrador deve saber o que está se passando no mundo". "Ninguém quer alguém bitolado em mercado financeiro, por exemplo."


Texto Anterior: Profissional juntou áreas no trabalho
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.