São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

Aluno deficiente é prejudicado por ensino precário

DA REPORTAGEM LOCAL

Os portadores de deficiência terão também neste ano a isenção na taxa de inscrição para o vestibular da USP. No entanto, apesar do benefício, Décio Goldfarb, presidente voluntário da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), acredita que esse público estará em desvantagem nas provas em relação aos demais candidatos.

Folha - O portador de deficiência física compete com as mesmas condições que os demais estudantes no vestibular?
Goldfarb -
Não competem com igualdade, pois no país as escolas não estão preparadas para a inclusão do portador de deficiência. Nem no ensino fundamental nem no ensino médio. Assim, falta uma estrutura na qual essas pessoas possam aprender e serem competitivas nas provas.

Folha - O que falta nas escolas?
Goldfarb -
Em 2001, o governo fez um decreto no qual afirma que as escolas são obrigadas a receber os portadores de deficiência. Mas isso não é tudo, pois é preciso que os professores -tanto na área psicológica quanto na parte pedagógica- estejam habilitados a receber esse público. Como as instituições não estão preparadas para isso, o deficiente não tem condição de pleno aprendizado.

Folha - Quantos são os portadores de deficiência no Brasil?
Goldfarb -
Os que têm problemas no aparelho locomotor, braços e pernas, compõem 1% da população brasileira, aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.

Folha - Todos eles são capazes de freqüentar uma faculdade?
Goldfarb -
Existem alguns deficientes que têm uma limitação e não conseguem passar de um nível de aprendizado. Nesse contexto, pode-se dizer que 20% dessas pessoas poderiam freqüentar uma universidade, mas somente um número muito pequeno atinge a faculdade. Ficaria muito feliz se 5% conseguissem entrar em uma instituição de ensino superior.


Texto Anterior: Para não ser pego de surpresa
Próximo Texto: Vale a Pena Saber - Português: Língua é objeto de investigação científica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.