São Paulo, terça-feira, 22 de agosto de 2006
  Texto Anterior | Índice

Sociologia será obrigatória no ensino médio

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de 2007, todas mais de 23.500 escolas de ensino médio do país terão aulas de filosofia e sociologia em sua grade curricular. No dia 11 de agosto, o ministério da Educação homologou decisão do CNE (Conselho Nacional de Educação) determinando o ensino das duas disciplinas nas escolas públicas e privadas.
Para os profissional de ciências sociais, isso significa mais um grande mercado que se abre.
Para dar aula no ensino médio, é necessário fazer licenciatura, um curso pedagógico para formar professores.
Na USP, há um convênio entre a FFLCH e a Faculdade de Educação que garante a todos os alunos recém-formados em ciências sociais uma vaga na licenciatura. São dois anos aprendendo a ensinar.
De acordo com o Censo Escolar de 2005, há no Brasil 7.933.713 estudantes do ensino médio em 16.570 escolas públicas e 1.097.589 em 6.991 instituições particulares.
O ensino de filosofia e de sociologia já é obrigatório em 19 Estados, incluindo São Paulo. Todas as unidades da federação têm até agosto de 2007 para implantar as disciplinas.
O MEC deve enviar ainda neste mês 121 mil exemplares do livro "Conhecimentos de Sociologia" a escolas e secretarias de Educação. A obra traz conceitos, e recursos didáticos da disciplina.


Texto Anterior: Carreira: Cientista social foca olhar no homem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.