São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em área pobre, estadual no norte de MG ajuda morador

Cursos de saúde têm projetos voltados às necessidades da população

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Instalada em uma das áreas mais pobres de Minas Gerais, a região norte, a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) acabou se destacando não apenas pelos cursos que oferece, mas também pelo apoio que dá à comunidade local.
Parte dessa ajuda vem dos cursos da área de saúde, com programas que atendem os moradores, explica a vice-reitora, Maria Ivete Soares de Almeida. "Temos projetos voltados diretamente às necessidades da população do norte, do noroeste e do Vale do Jequitinhonha."
E, segundo a vice-reitora, foi pensando nas necessidades da população que a Unimontes escolheu os seus mais novos cursos: engenharia de sistemas e licenciatura em física.
Apesar de este último ter sido criado só agora, as licenciaturas foram as primeiras graduações da instituição, fundada em 1962.
Tantos anos de experiência renderam a esses cursos boas avaliações feitas pelo Ministério da Educação. Têm nota máxima no Enade as licenciaturas em artes, geografia, educação física e letras (habilitações inglês, espanhol e português).

CAMPI
Assim como grande parte das universidades estaduais, a Unimontes tem campi espalhados por diversas cidades. Além de Montes Claros, a instituição tem graduações em mais 11 municípios.
Ao todo, oferece 52 cursos presenciais, além de outros 46 a distância.
As vagas são preenchidas pelo vestibular tradicional e pelo programa de avaliação seriada, conhecido como Paes e responsável por escolher 40% dos estudantes.
Já o sistema de cotas reserva 45% das vagas. Egressos de escolas públicas que comprovem carência têm direito a 40% dos postos -desses, metade destina-se a negros. Os outros 5% são para deficientes físicos e indígenas.
O vestibular para 2011 já terminou, mas a lista dos aprovados ainda não saiu.


Texto Anterior: Redação: Redigir é pôr ordem no caos
Próximo Texto: A Unimontes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.