São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 2006 | |
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INGLÊS Gramática dita como a língua funciona
WILSON LIBERATO Conhecer uma língua implica escolhas diversas, sejam elas vocabulares, gramaticais, culturais ou contextuais. Isto é, há que se levar em conta uma visão sistêmica da língua. Particularmente, a gramática é importante no sentido de se observar como os falantes utilizam as estruturas e os recursos de sua língua, que funções ou usos lhe atribuem em suas práticas sociais. Assim, para entender como uma língua funciona, não podemos dispensar sua gramática. É ela que em boa parte orienta o que é ou não possível, o que é e não é coeso ou coerente. Entretanto, devemos ter sempre em mente que, se a gramática é um componente essencial de uma língua, ela não é, por si só, a língua propriamente dita. As palavras têm funções e classes gramaticais específicas, tornando-se necessário saber reconhecer sua terminologia, quando se trata de exames que verificam conhecimentos lingüísticos. Qual a função de um determinado termo em um dado contexto? A que classe ele pertence? Consideremos a frase inglesa "summer breeze". Isoladamente, a palavra "summer" (verão) é um substantivo, assim como "breeze" (brisa). Mas, nesta colocação, "summer" tem a função de adjetivo: brisa de verão. Outro exemplo: "Fishing is his favorite sport. Look! He's fishing on his new fishing boat". (A pesca é seu esporte favorito. Olhe! Ele está pescando em seu novo barco de pesca). No contexto, a mesma palavra "fishing" apresenta as funções de substantivo, verbo e adjetivo, respectivamente. WILSON LIBERATO é professor do Anglo, mestre em lingüística aplicada ao ensino de línguas pela PUC-SP, autor de obras de inglês para os ensinos fundamental e médio. Texto Anterior: Vale a pena saber - Matemática: Questão da radioatividade é tema interdisciplinar Próximo Texto: Gramática: Comparar para relativizar Índice |
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