São Paulo, terça-feira, 23 de junho de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENEM

Escolas correm para dar toda a matéria antes de outubro

Objetivo é que o conteúdo que cai no Enem seja estudado antes da prova

Marcelo Justo/Folha Imagem
Itayana, 20, espera que as adaptações do cursinho a ajudem a conseguir uma vaga em medicina

RAFAEL SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em razão do novo formato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), diversas escolas estão antecipando sua programação para dar até outubro todo o conteúdo que cai no exame. A medida afeta o terceiro ano do ensino médio de pelo menos cinco redes de ensino e colégios procurados pela Folha, além de escolas públicas.
No colégio Objetivo, em São Paulo, matérias que seriam estudadas em outubro serão dadas em agosto, segundo a coordenadora Vera Lúcia da Costa Antunes -que também dirige o cursinho da rede. O conteúdo antecipado será dado duas ou três vezes por semana, em horas extras de aulas.
"A nova programação foi fechada agora. Estamos antecipando o que será cobrado no novo Enem. Não é muita coisa com relação a todo o conteúdo do ensino médio", diz ela.
Na opinião de Tadeu Terra, diretor do COC, o adiantamento é necessário para que o aluno fique pronto para o novo modelo do exame, que será usado como primeira fase ou único método de seleção de universidades federais, como a Unifesp.
"Essa é uma tendência geral nas escolas particulares. Se nós [do COC] não fizermos isso, colocamos os nossos alunos em desvantagem, principalmente em Estados onde o Enem é importante", ressalta Terra.
A rede de ensino, que inclui colégio e cursinho, antecipará em duas semanas todo o conteúdo do ano. A data final para cumprir toda a programação, que era inicialmente 20 de outubro, foi mudada para antes do dia 3, quando acontece a primeira prova do Enem.
Adiantamento do conteúdo e aulas extraclasse para o Enem fazem parte do dia a dia de Natália Sellani, 17, aluna do terceiro ano do colégio Augusto Laranja, na zona sul de São Paulo.
"É um sacrifício. A gente tem que se privar de muitas coisas no ano do vestibular e fica bem cansado", diz. Apesar de estar preocupada com a qualidade das aulas devido à condensação de conteúdo, ela acredita que seu colégio está "fazendo o melhor" para prepará-la.
Será de cerca de um mês o adiantamento de matéria no Augusto Laranja, afirma Teddy Chu, coordenadora de vestibulares do colégio. "Vamos inverter a ordem de certos conteúdos das disciplinas, como química e matemática", afirma.
Matrizes e números complexos, por exemplo, não são cobrados no Enem e podem ser ensinados depois, no fim do segundo semestre, dando lugar a outras matérias.
Contrariando a tendência, os colégios Vértice e Bandeirantes (que ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar entre os melhores colégios da capital no Enem) não vão adiantar a programação, mas vão adaptar a revisão de acordo com as novidades da segunda fase da Fuvest.
Em geral, os feriados não estão sendo sacrificados para dar mais aulas, dizem os coordenadores. Mas os finais de semana são quase sempre tomados por provas ou simulados.
É o que acontece no Bandeirantes. Em agosto, dois sábados serão usados para a realização de um simulado para o Enem. "Vamos antecipar também as provas tradicionais para que o aluno tenha dez dias livres de preparação antes da primeira fase da Fuvest", afirma Osmar Ferraz, coordenador de vestibulares do colégio.
O colégio Etapa, segundo o coordenador Edmilson Motta, realizará "Semanas Enem", de preparação para o exame. "Uma será em agosto e a outra em setembro. Todas as aulas serão voltadas para o Enem. Os alunos vão aprender história da África, por exemplo", diz ele, que também dirige o cursinho de mesmo nome.
Em mais de cinco Estados (que não incluem São Paulo), as férias de julho de escolas públicas foram suspensas para que os professores pudessem antecipar o conteúdo do Enem, afirma o Ministério da Educação.
Há casos de colégios de Pernambuco, Ceará e Paraná que adotaram a medida. De acordo com o órgão, isso mostra que o novo modelo do Enem está sendo levado a sério.


Texto Anterior: Processo seletivo adotado nos EUA inspirou Enem
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.