São Paulo, terça-feira, 24 de novembro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suíça é exemplo mundial de hospitalidade

FABIANA REWALD
DA REPORTAGEM LOCAL

Um bom diferencial para quem quer trabalhar com hotelaria é fazer uma faculdade no exterior. Essa foi a opção de Jeanine Brunner, 20, que estuda no Hotel Institute de Montreux, hotel-escola do Swiss Education Group, na Suíça.
"Meio carioca, meio suíça", ela escolheu o país não só por sua dupla nacionalidade, mas porque ele é referência na área de hotelaria, principalmente no quesito hospitalidade.
As aulas são dadas em inglês, mas ela também aproveita para aprender o francês, língua falada em Montreux.
Para chegar mais perto do sonho de abrir um hotel no Nordeste brasileiro, Jeanine planeja ralar bastante.
Quando terminar a faculdade, em 2011, quer passar uns "dois ou três anos" estagiando em hotéis suíços. Só depois pretende voltar ao Brasil.
O lado ruim é a saudade que sente da família, mas ela está muito feliz com a sua decisão. "Aqui tem gente do mundo inteiro. Eu aprendo a respeitar as crenças de outras culturas e as pessoas aprendem comigo."
Para Emanuel Donhauser, diretor acadêmico executivo do Swiss Education Group, a principal lição que os estudantes brasileiros levam do Hotel Institute de Montreux é aprender a sistematizar os seus conhecimentos. Ele diz que os brasileiros são muito receptivos e criativos, mas que, para atingir um alto padrão de hospitalidade, é preciso que os serviços sejam igualmente bons a qualquer hora e para todos os clientes.
"Saber improvisar é ótimo. Mas o melhor resultado vem da mistura de criatividade e sistematização."
De acordo com ele, a indústria hoteleira internacional procura hoje um profissional que, além de ter boas ideias, saiba implementá-las.


Texto Anterior: Carreira: Hotelaria ganha espaço em bancos, hospitais e shoppings
Próximo Texto: Fique de olho: Vestibulando pode enviar a sua redação para o caderno "Fovest"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.