São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO E ARTE

Filmes utilizam o humor para retratar conflito na Bósnia
A Guerra da Bósnia poderia ser tema de um drama ou de um filme clássico de guerra, mas, ao contrário, acabou inspirando duas comédias que ajudam o vestibulando a entender o conflito étnico nos Balcãs. "Terra de Ninguém", de Danis Tanovic, traz a história de dois soldados inimigos que, no meio do conflito de 1993, ficam ilhados na mesma trincheira no meio do fogo cruzado. Já "Beautiful People", de Jasmin Dizdar, se passa a maior parte do tempo na Inglaterra, com personagens que imigraram para o país por causa da guerra ou que foram de alguma forma afetada por ela. Os dois filmes estão disponíveis em vídeo.

GNT exibe "O Povo Brasileiro"
A série "O Povo Brasileiro", baseada na obra do antropólogo Darcy Ribeiro, a ser exibida pelo canal pago GNT, analisa as influências dos diferentes povos na formação do Brasil. Hoje, o programa será sobre como os negros contribuíram na cultura nacional, mostrando como viviam antes do descobrimento e após sua chegada à então colônia portuguesa. Amanhã, a interação entre portugueses, índios e negros será o tema do programa. De segunda a sexta-feira (dia 2/8), serão analisadas as diferentes culturas que formam o povo brasileiro, como os caipiras, os caboclos e os sertanejos.



"Matriz Afro" - hoje; "Encontros e Desencontros" - amanhã; "Brasil Crioulo" - segunda; "Brasil Sertanejo" - terça, "Brasil Caipira" - quarta; "Brasil Caboclo" - quinta; "Brasis Sulinos" - sexta (2/8). Sempre às 18h30

Autor de "Brás, Bixiga e Barra Funda" é tema de exposição
Saber o contexto social de uma obra e alguns pontos da biografia de um autor é importante para compreender um livro. A exposição Antonio Alcântara Machado: Literatura como Jornalismo, no Centro Cultural São Paulo até o dia 11 de agosto, permite que o vestibulando saiba mais sobre o autor de "Brás, Bixiga e Barra Funda", livro de leitura obrigatória para a próxima prova da Unicamp.


Antonio Alcântara Machado: Literatura como Jornalismo. Centro Cultural São Paulo, rua Vergueiro 1.000, Paraíso. Tel.: 0/xx/11/3277-3611. De ter. a sex. das 10h às 20h. Sáb., das 10h às 18h, e dom., das 10h às 16h. Entrada gratuita.



Texto Anterior: Estudar na Rede: Portal de educação
Próximo Texto: Calendário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.