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CARREIRA
Têxtil e moda foca no mercado
Curso oferecido pela USP Leste aborda da fabricação da matéria-prima à distribuição do produto
THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Para chegar às passarelas,
as roupas são desenhadas
pelos designers de moda. Para chegar aos estilistas, o tecido precisa ter qualidade.
E é aqui que entram os profissionais do curso oferecido
pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP,
que fica no campus da zona
leste de São Paulo.
Os alunos de têxtil e moda
estudam desde a fabricação
da matéria-prima, a qualidade dos fios do tecido, sua automação na indústria, a criação dos catálogos em conjunto com os estilistas, chegando enfim às passarelas -e à
posterior comercialização e
distribuição dos produtos.
Após três anos com matérias obrigatórias, os estudantes da USP podem montar,
no último ano, uma grade
com as disciplinas que mais
se encaixam em seu perfil.
"Quem optar por gestão irá
desenvolver seus conhecimentos em administração e
marketing, entre outras
áreas. Tecnologia abrange
desde a fabricação das fibras
até o produto final. E a criação é o desenvolvimento do
produto em si", explica Regina Aparecida Sanches, coordenadora do curso da USP.
Segundo a professora, o
mercado está em crescimento no país. "São aproximadamente 25 mil empresas de
confecção e de acessórios e
5.000 na indústria têxtil. Sem
falar na possibilidade de trabalhar nas áreas de consultoria, design e marketing."
De acordo com projeção
da Associação Brasileira de
Indústria Têxtil e de Confecção, o setor deve criar 40 mil
postos de trabalho em 2010.
O estudante Kledir Henrique Lopes Salgado, 27, afirma que a abrangência e as
matérias técnicas foram importantes para que ele conseguisse uma vaga no mercado. "O curso me ajudou a fazer desde a compra de produtos químicos até a elaboração
de guias de estilo."
Segundo o consultor empresarial Luis Taniguchi, o
mercado precisa de um profissional que saiba ganhar dinheiro com a moda. "Ele precisa ter uma visão de toda a
linha de produção, saber
criar os produtos e gerir o negócio", afirma.
LINHA DIFERENTE
Nas demais faculdades de
moda em São Paulo, a linha
de estudos muda. Na Faap,
os alunos têm, por exemplo,
aulas de fotografia da moda,
figurino e joalheria.
Já estamparia, criação,
tecnologia, arte e cultura são
algumas vertentes analisadas na Belas Artes.
Referência no país, o curso
da Santa Marcelina contempla áreas como as de desenho, tecnologia têxtil, marketing e administração.
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