São Paulo, quarta-feira, 25 de agosto de 2010
  Próximo Texto | Índice

CARREIRA

Têxtil e moda foca no mercado

Curso oferecido pela USP Leste aborda da fabricação da matéria-prima à distribuição do produto

THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para chegar às passarelas, as roupas são desenhadas pelos designers de moda. Para chegar aos estilistas, o tecido precisa ter qualidade.
E é aqui que entram os profissionais do curso oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, que fica no campus da zona leste de São Paulo.
Os alunos de têxtil e moda estudam desde a fabricação da matéria-prima, a qualidade dos fios do tecido, sua automação na indústria, a criação dos catálogos em conjunto com os estilistas, chegando enfim às passarelas -e à posterior comercialização e distribuição dos produtos.
Após três anos com matérias obrigatórias, os estudantes da USP podem montar, no último ano, uma grade com as disciplinas que mais se encaixam em seu perfil.
"Quem optar por gestão irá desenvolver seus conhecimentos em administração e marketing, entre outras áreas. Tecnologia abrange desde a fabricação das fibras até o produto final. E a criação é o desenvolvimento do produto em si", explica Regina Aparecida Sanches, coordenadora do curso da USP.
Segundo a professora, o mercado está em crescimento no país. "São aproximadamente 25 mil empresas de confecção e de acessórios e 5.000 na indústria têxtil. Sem falar na possibilidade de trabalhar nas áreas de consultoria, design e marketing."
De acordo com projeção da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção, o setor deve criar 40 mil postos de trabalho em 2010.
O estudante Kledir Henrique Lopes Salgado, 27, afirma que a abrangência e as matérias técnicas foram importantes para que ele conseguisse uma vaga no mercado. "O curso me ajudou a fazer desde a compra de produtos químicos até a elaboração de guias de estilo."
Segundo o consultor empresarial Luis Taniguchi, o mercado precisa de um profissional que saiba ganhar dinheiro com a moda. "Ele precisa ter uma visão de toda a linha de produção, saber criar os produtos e gerir o negócio", afirma.

LINHA DIFERENTE
Nas demais faculdades de moda em São Paulo, a linha de estudos muda. Na Faap, os alunos têm, por exemplo, aulas de fotografia da moda, figurino e joalheria.
Já estamparia, criação, tecnologia, arte e cultura são algumas vertentes analisadas na Belas Artes.
Referência no país, o curso da Santa Marcelina contempla áreas como as de desenho, tecnologia têxtil, marketing e administração.


Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.