São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DADA A LARGADA

Preparação inclui leitura e pesquisa em provas antigas


FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO

O ano do vestibulando 2009 está apenas começando, mas a ansiedade e a sensação de "tenho que passar" já toma conta do estudante. Na semana passada, a Folha conversou com os coordenadores do vestibular da Unicamp e da Unesp e, por e-mail, recebeu informações da direção da Fuvest, que organiza o vestibular da USP -as três universidades públicas do Estado de São Paulo.
O papo foi desde como deverão ser as provas deste ano até críticas à pressão que algumas famílias fazem sobre os filhos na época da passagem da escola para a universidade.
Durante as conversas, Leandro Tessler, da Comvest, que organiza a seleção da Unicamp, e Fernando Dagnoni Prado, da Vunesp, responsável pela escolha dos vestibulandos na Unesp, deram dicas para os candidatos se prepararem. Consenso: ler, ler e reler. De tudo. "De Machado de Assis a gibis", como frisou Prado.
Por e-mail, a Fuvest afirmou que a orientação mais importante é a "dedicação aos estudos, tentando aprender todo o conteúdo. Evitar sempre o estudo superficial. Desenvolver o espírito crítico".

Mudança positiva
Sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Tessler afirmou que achou muito importante a decisão da Comvest de aceitar a nota do exame apenas daqueles que não zeraram na redação.
"Foi ótimo. Havia escolas recomendando que o aluno não perdesse tempo com a redação, porque ela não contava", critica. "A função do Enem não é ajudar o estudante a passar na faculdade, mas fazer um diagnóstico do ensino médio, e isso estava subvertendo o diagnóstico", afirma.


Texto Anterior: Unesp estuda perfil dos candidatos
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.