São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
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"Unicamp busca aluno com postura crítica e que saiba se expressar"

Formato do vestibular 2009 ainda não foi definido, mas deve ser mantido

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Ler muito, adotar um posicionamento crítico perante o mundo e não apenas decorar a matéria, mas entender o que está aprendendo são as recomendações que o coordenador do vestibular da Unicamp, o gaúcho Leandro Tessler, dá à mais velha de suas três filhas, que, com 15 anos e no segundo ano do ensino médio, irá enfrentar o vestibular no final do ano que vem. "Não adianta ficar lendo e decorando. O vestibular da Unicamp valoriza raciocínio, leitura e uma postura questionadora", aconselha Tessler, 46 anos e doutor em física.

 

FOLHA - Muitas escolas baseiam o seu ensino médio nos vestibulares...
LEANDRO TESSLER -
Para ter uma idéia, minha filha está no ensino médio. Ela sabe de cor uma frase com os elementos da tabela periódica. Para quê? As universidades acabam pautando o que se ensina nas escolas. Eu carrego uma tabela periódica no bolso. Eu nunca soube a tabela periódica de cor e espero morrer sem saber. Como sou físico, uso isso às vezes, mas carrego uma tabela periódica e, se eu precisar, está na minha carteira. Então, o que a gente ganharia se o vestibular buscasse quem melhor memoriza conteúdos? Nada. Certamente não teríamos uma universidade tão boa quanto temos hoje.

FOLHA - O formato do vestibular da Unicamp deve permanecer?
TESSLER -
O vestibular da Unicamp tem algumas características que estão funcionando e não queremos perder de jeito nenhum, como a redação obrigatória para todos os candidatos na primeira fase. E saber se expressar corretamente em português não é achar que é preciso escrever na norma culta da língua. Isso é importante, mas não o principal. Estamos preocupados mais com a coerência do texto do que com o conhecimento da norma culta.

FOLHA - Qual o perfil de candidato que a Unicamp busca?
TESSLER -
Queremos um estudante que saiba ler e interpretar textos, elaborar hipóteses, discutir suas idéias e expressar-se com clareza.

FOLHA - O uso da nota do Enem e a concessão de 30 pontos para alunos da rede pública e mais 10 para pretos, pardos e indígenas continuam?
TESSLER -
Sim, em princípio sim. As características do vestibular 2009 ainda não estão totalmente definidas, mas a minha recomendação é que continuem nestes moldes. Já dá para notar os efeitos: se andar pelo campus, não tem mais aquela homogeneidade de antes.


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