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      São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2003
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Candidato deve planejar estudos

DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem não consegue relaxar por acreditar que está perdendo um tempo valioso, o jeito é não deixar os livros de lado. A ansiedade pode aumentar o estresse do candidato e, conseqüentemente, prejudicar o início do segundo semestre letivo.
O vestibulando deve fazer um planejamento de estudos -e segui-lo. Não adianta dizer que se concentrará nos livros e nas apostilas na segunda-feira, por exemplo, e deixar o trabalho para terça-feira. Será importante manter uma agenda rígida de estudo para, nos horários livres, divertir-se sem peso na consciência.
Antonio Mario Salles, coordenador pedagógico do Curso Objetivo, diz que sempre haverá aquele aluno que ficará "cansado" de tirar férias. "Eles, no primeiro semestre, mantêm um ritmo acelerado, e essa pausa pode incomodar."
A recomendação de Salles é que esses alunos se concentrem na matéria dada. Esse período será importante para rever o que foi feito. Uma maneira de avaliar o que deve ser examinado é buscar nos simulados realizados os pontos fracos na preparação. Então o aluno pode ler textos e fazer exercícios sobre o assunto.
Vale lembrar que a matéria aprendida no primeiro semestre somente será revista no final do ano ou servirá de apoio para os conceitos que virão. Assim, as férias servem também para sistematizar o conteúdo visto, o que facilitará o trabalho no semestre que vai começar. Um jeito de fazer isso é sublinhar os trechos importantes dos livros, ressaltar palavras chaves e fazer resumos.

Além dos livros
Segundo Ivian Lara Destro, professora de literatura do Cursinho da Poli, há outras formas de estudar, além de ficar sentado em uma cadeira.
Para começar as férias, ela sugere que os estudantes visitem, por exemplo, a exposição "Arte e Sociedade - Uma Relação Polêmica", em exibição no Itaú Cultural até domingo -av. Paulista, 149, Bela Vista, região central de São Paulo. A mostra reúne pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e objetos criados entre 1930 e 2000, além de vídeos e documentos do período.
"Os estudantes podem se reunir em grupo e fazer uma discussão sobre o que estão vendo", diz a professora. Ali, afirma, eles podem coletar dados sobre as matérias de história, de geografia e, inclusive, de física. Além disso, colhem subsídios para desenvolver uma boa redação.
Outra sugestão é utilizar o livro "Primeiras Estórias" -leitura obrigatória para a Fuvest- e, com os amigos, fazer pequenas peças teatrais para apresentar os contos.


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