São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

FORA DE SP

Área da saúde é destaque na federal do Triângulo Mineiro

Universidade tem passado por processo de expansão de vagas desde 2005

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Federalizada há apenas cinco anos, a UFTM (do Triângulo Mineiro) já figura entre as dez melhores universidades do país. Mas a nota 5 tirada no IGC (avaliação do Ministério da Educação que mede a qualidade das instituições) reflete uma tradição que começou em 1953.
Criada como Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, a UFTM se destacou na área de ciências da saúde.
Biomedicina e enfermagem receberam 5, a nota mais alta, no último Enade (exame do MEC que avalia o desempenho dos cursos). Medicina tem nota 4.
Desde 2005, a universidade abriu 21 cursos. Os mais recentes são as engenharias -alimentos, ambiental, civil, elétrica, mecânica, produção e química-, que receberam suas primeiras turmas neste ano.
O oferta de graduações, no entanto, não deve aumentar nos próximos dois anos.
"Agora nosso desafio é manter a qualidades dos novos cursos, compatível com os que já existiam antes de a universidade se tornar federal", afirma Acir Mário Karwoski, pró-reitor de ensino.
"Não que não haja interesse. Outras cidades da região já apresentaram propostas de expansão", completa ele.
A UFTM fica em Uberaba, cidade a 494 km da capital Belo Horizonte.

VESTIBULAR
A federal do Triângulo Mineiro é uma das universidades que ainda não adotaram o Enem como única forma de seleção. Na instituição, o exame será usado para compor 50% da nota da primeira fase do vestibular.
Segundo Karwoski, por causa da mudança de cargos internos, não houve tempo para debater o assunto. "Mas já estamos discutindo isso para o ano que vem."
As inscrições para o vestibular podem ser feitas até sexta-feira (veja mais ao lado). O exame tem duas fases: a primeira, de conhecimentos gerais, com 86 questões; e a segunda, com disciplinas específicas por curso.

UFTM
www.uftm.edu.br

IGC
Considerada uma das dez melhores universidades do país, a UFTM tirou 5, a nota máxima, na última avaliação do MEC que mede a qualidade das instituições

ENADE
Apenas 3 dos 24 cursos da universidade já foram avaliados pelo MEC. Biomedicina e enfermagem têm nota 5 (numa escala de 1 a 5); medicina tirou 4

VESTIBULAR 2011
Inscrições podem ser feitas até sexta-feira, pelo site da universidade, e a taxa custa R$ 105. A primeira fase acontece em 5 de dezembro e a segunda etapa, no dia 8 de janeiro do ano que vem. Informações pelo telefone 0/xx/34/3318-5075


Texto Anterior: Atualidades - Roberto Candelori: EUA deixam o Iraque sem solução
Próximo Texto: UFSCar dará peso conforme curso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.