São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2 EM 1

Eliminar disciplinas encurta o 2º curso

2ª graduação pode ser mais curta até em outra faculdade

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da dupla graduação, outra saída que economiza tempo para o estudante que quer se formar em dois cursos ou que resolveu mudar de faculdade é eliminar matérias equivalentes que já foram cursadas na primeira opção.
"Na graduação, os cursos estão organizados por escolas do conhecimento, como comunicação ou exatas", afirma Márcio da Graça, diretor de controle e qualidade acadêmica da Anhembi Morumbi.
"Então, se o advogado resolver fazer jornalismo, vai terminar o segundo curso mais rápido do que se quisesse cursar medicina", afirma ele. Graça cita filosofia como exemplo de disciplina que poderia ser eliminada nesse caso, já que faz parte das duas graduações.
Geiza Martins, 26, tirou proveito disso. Ela terminou o curso de rádio e TV na faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, em 2005 e, neste ano, decidiu que ia fazer jornalismo.
"Eu vi que, infelizmente, só é respeitado o jornalista que tem diploma. Então, achei que devia fazer o curso."
Ela prestou vestibular e entrou na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), mas conseguiu pular cinco semestres do curso da nova faculdade.
Como muitas disciplinas que havia nos primeiros anos das duas escolas eram semelhantes -português, antropologia e sociologia, por exemplo-, ela apresentou na FMU um documento emitido pela Cásper Líbero e conseguiu eliminar matérias que já havia feito.
(LUISA ALCANTARA E SILVA)


Texto Anterior: Fecap acaba de lançar a dupla graduação
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.