São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formato é bom, mas precisa de ajustes, afirmam especialistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Por avaliar o aluno em momentos diferentes, o formato do vestibular seriado é considerado válido por educadores ouvidos pela Folha. No entanto, eles afirmam que o sistema ainda pode ser melhorado.
"O vestibular seriado resolve alguns problemas, mas cria outros. Ele tem um custo final muito elevado e poucos benefícios adicionais. Ele é benéfico em certas circunstâncias, pois dá aos alunos uma idéia mais real de seu preparo acadêmico ao longo do ensino médio, o que permite correções de rota, reforço de certas áreas etc.", afirma Nelio Bizzo, professor titular de metodologia de ensino de ciências da Faculdade de Educação da USP.
"A escola deveria fazer isso, mas nossa tradição em avaliação é muito recente e precária. Tecnicamente, temos excelentes provas de vestibular", diz.
Na visão de Victor Koloszuk, um dos diretores do Colégio Vértice, a diferença curricular entre as escolas pode dar a falsa impressão de que o aluno precisa melhorar, sendo que ele pode não ter aprendido ainda determinado conteúdo.
Maria Regina Maluf, professora da pós-graduação em psicologia da educação da PUC-SP, afirma que o peso das disciplinas deveria variar conforme a carreira escolhida. "Só assim para discriminar melhor o aluno pela sua habilidade." (FC)


Texto Anterior: Fazer exame antecipado é outra opção
Próximo Texto: Em fases: Avaliação seriada vale como preparação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.