|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Formato é bom, mas precisa de ajustes, afirmam especialistas
DA REPORTAGEM LOCAL
Por avaliar o aluno em momentos diferentes, o formato
do vestibular seriado é considerado válido por educadores ouvidos pela Folha. No entanto,
eles afirmam que o sistema
ainda pode ser melhorado.
"O vestibular seriado resolve
alguns problemas, mas cria outros. Ele tem um custo final
muito elevado e poucos benefícios adicionais. Ele é benéfico
em certas circunstâncias, pois
dá aos alunos uma idéia mais
real de seu preparo acadêmico
ao longo do ensino médio, o
que permite correções de rota,
reforço de certas áreas etc.",
afirma Nelio Bizzo, professor
titular de metodologia de ensino de ciências da Faculdade de
Educação da USP.
"A escola deveria fazer isso,
mas nossa tradição em avaliação é muito recente e precária.
Tecnicamente, temos excelentes provas de vestibular", diz.
Na visão de Victor Koloszuk,
um dos diretores do Colégio
Vértice, a diferença curricular
entre as escolas pode dar a falsa
impressão de que o aluno precisa melhorar, sendo que ele
pode não ter aprendido ainda
determinado conteúdo.
Maria Regina Maluf, professora da pós-graduação em psicologia da educação da PUC-SP, afirma que o peso das disciplinas deveria variar conforme
a carreira escolhida. "Só assim
para discriminar melhor o aluno pela sua habilidade."
(FC)
Texto Anterior: Fazer exame antecipado é outra opção Próximo Texto: Em fases: Avaliação seriada vale como preparação Índice
|