São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Professores ensinam atividades simples para aliviar estresse

Exercícios de respiração ajudam enquanto o candidato espera o fiscal entregar a prova

PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO

Dor nas costas, mãos suando, tiques de todos os gêneros, estresse, falta de concentração, impaciência. Em ano de vestibular, nada disso é anormal. Com a proximidade das segundas fases, então, tudo isso pode piorar.
Krischna Das, professor de ioga da academia Competion, sugere que longas jornadas de estudo sejam entremeadas com alongamento nas costas. "Por ficarem muito tempo sentados, costas e ombros são onde os estudantes mais sentem dor", diz.
Ele orienta os alunos a ficarem em quatro apoios (joelhos e cotovelos no chão), jogarem o quadril para trás e estenderem a coluna.
Para aqueles instantes intermináveis em que o candidato espera o fiscal entregar a prova, Adriano de Barros, mestre de kung fu, diz que um exercício de respiração pode ajudar a aliviar a tensão: sentado e com costas eretas, o aluno deve encaixar a língua no céu da boca e inspirar e expirar lentamente.
Exercícios como esse ajudam Marcos Arakelian, 17, que disputa uma vaga em engenharia mecânica. "As atividades da academia me fazem driblar o estresse."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Enem: Sisu abre inscrições para 83.125 vagas de 16 e 18 de janeiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.