São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TREINEIROS

Foco deve ser para tempo e concentração

Estudante não deve se preocupar com o desempenho

DA REPORTAGEM LOCAL

A preocupação principal do treineiro não deve ser o seu desempenho nas provas, mas, sim, em aproveitar a oportunidade para vivenciar a dinâmica de um vestibular.
"Prestar como treineiro não deve servir como uma avaliação do ponto de vista de conteúdo acadêmico. Em geral, o treineiro é aluno do segundo ano e não aprendeu toda aquela imensidão de matéria que cai no vestibular", orienta a psicóloga Eponina Carvalho, do Núcleo de Orientação Vocacional.
"O estudante deve prestar atenção no tempo de prova e em tentar melhorar a sua capacidade de concentração", orienta Adilson Garcia, um dos diretores do colégio Vértice.
Para Camila Gimenez, 16, esse treino será fundamental. "Sou muito detalhista. Vou tentar responder a todas as perguntas, mas de olho no relógio."
Competição
"Quando prestei no ano passado, pude ver como a competição é acirrada: pedi emprestado um lápis para um outro vestibulando, que tinha cinco, mas ele não deu. O fiscal da sala foi quem me arranjou um", conta Renata Roizman, 16, que será treineira de novo. Para Matheus Tacla Yamada, 16, será a primeira vez. "Dará tranqüilidade quando for para valer."
No entanto, para Fernando Prado, coordenador da Vunesp, instituição que realiza os vestibulares da Unesp, Unifesp, UFSCar e UFABC, entre outros, essa situação de estresse deveria ser evitada.
"Para conhecer o estilo do exame, basta ver as provas anteriores, disponíveis nos sites das universidades." (FC)


Texto Anterior: Vestibulando aprova a experiência
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.