São Paulo, quarta-feira, 01 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRÉIA

Série relativiza temas tabus da sociedade

DA REDAÇÃO

A palavra "tabu" vem da Polinésia e pode significar "intocável", "sagrado" e "proibido". O termo também dá nome à nova série do canal National Geographic que estréia hoje.
Deve-se acrescentar à definição uma referência às diferentes culturas existentes no planeta -basta lembrar que o que é proibido em algum país pode ser totalmente aceitável em outro.
A série, em 13 episódios de uma hora cada, coloca seu foco justamente nessa questão da relatividade. São visitados 24 países, onde diferentes especialistas como antropólogos, psicólogos e professores analisam as mais diferentes manifestações culturais.
O episódio de estréia tem como tema as drogas, um dos temas tabus por excelência da humanidade. O programa mostra como elas são tratadas em três locais: Peru, EUA e México.
No primeiro país, a equipe acompanha um ritual secular em que um xamã oferece alucinógenos aos peregrinos; nos EUA, o programa aborda o consumo de ecstasy em Washington, capital que declarou guerra às drogas; no México, são abordados os índios locais que consomem mescalina.
Os próximos episódios terão os seguintes temas: casamento, curandeiros, alimentos, espíritos malignos, esportes sangrentos, feitiçaria, morte, provas de fé, rituais de passagem, sexualidade, tatuagem e vodu.


TABU. Quando: hoje, às 18h e às 22h no canal National Geographic.


Texto Anterior: DVD: Paralamas explicam seu "Longo Caminho" através de imagens
Próximo Texto: Música: Tindersticks compõe trilha do amor canibal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.