São Paulo, terça-feira, 01 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

O Corcunda de Notre Dame    Globo, 16h05. (The Hunchback of Notre Dame). EUA, 1996, 86 min. Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise. Mais outra versão (esta aqui, em animação) do célebre romance de Victor Hugo sobre a paixão do corcunda Quasímodo pela bela Esmeralda. Boas soluções visuais, já rascunhando o que vem sendo afortunadamente ótimo para os desenhos recentes, que é fazer uma mimese do que seria feito num cinema de câmera, com atores de carne e osso etc.

2 Filhos de Francisco     Globo, 21h55. Brasil, 2005, 132 min. Direção: Breno Silveira. Com Angelo Antonio, Dira Paes, Thiago Mendonça, Marcio Kieling, Natalia Lage, Paloma Duarte. A história de Zezé Di Camargo e Luciano antes de se tornarem Zezé Di Camargo e Luciano. Ou melhor, a história de Francisco (Angelo Antonio, soberbo), pai da dupla, lavrador do interior de Goiás que batalha para que seus filhos tenham um futuro minimamente louvável. Esse "homem que venceu na vida" foi uma das coisas criticadas a respeito do filme, o que é bastante injusto, porque o diretor estreante Breno Silveira consegue construir um universo extremamente sólido, liberto da sombra dos dois cantores, muito bem centrado em outras questões e em diálogo com um cinema popular que parecia não mais existir. Talvez nem mesmo aqui exista, e isso é a grande pergunta a ser feita a este belíssimo longa. Inédito.

O Demolidor   SBT, 22h35. (Demolition Man). EUA, 1993, 115 min. Direção: Marco Brambilla. Com Sylvester Stallone, Wesley Snipes, Sandra Bullock. Stallone é o tira que, por seus hábitos brutais, é congelado até o ano 2032. Snipes tem o mesmo destino, mas por seus crimes terríveis. No futuro, eles tratarão de acertar contas em batalhas cheias de efeitos visuais nada impressionantes. Stallone já em início de ladeira, em filme que começa e termina lá embaixo.

Intercine Globo, 1h30. A emissora começa o ano oferecendo aos seus espectadores o drama "As Damas de Hollywood" (EUA, 2001, de Matthew Diamond, com Shirley MacLaine, Joan Collins, Debbie Reynolds) e a boa comédia dramática "Bom Dia, Vietnã" (EUA, 1987, de Barry Levinson, com Robin Williams, Forest Whitaker, Tung Thanh Tran), que traz ainda uma excelente trilha sonora com clássicos do rock.

A Marca do Zorro    Globo, 3h35. (The Mark of Zorro). EUA,1974, 78 min. Direção: Don McDougall. Com Frank Langella, Ricardo Montalban, Gilbert Roland, Louise Sorel. Após punhado de adaptações, surgia, nos anos 70, esta aqui sobre o clássico personagem do aristocrata don Diego de Vega, cuja segunda identidade, Zorro, é bem assustadora para os tiranos locais. O de Rouben Mamoulian, dos anos 40, era ao menos glamourosa nos tafetás estéticos que exibia sem vergonha. A contemporânea, com Antonio Banderas, até que é bem bacana. Há também a com o francês Alain Delon. Esta aqui fica mais ou menos na média disso tudo. (PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.