São Paulo, quinta-feira, 01 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

TV paga inicia novo ano com belíssimo cinema

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em "Zodíaco" (HBO, 23h15, classificação indicativa não informada), a obsessão em questão é menos a do tal psicopata Zodíaco e mais a daqueles que tentam capturá-lo, como o protagonista que sacrifica anos de sua vida na vã caçada.
Também obcecado (pelo brutal assassinato da mulher, Sharon Tate, em 1969) é Roman Polanski dirigindo "Chinatown" (TC Cult, 0h35, não indicado a menores de 12 anos). Aqui, o detetive Gittes (Jack Nicholson) esbarra, impotente, diante da sordidez de um poderoso (John Huston, encarnando o Mal como ninguém).
Ainda mais sinistro é o culto assassino promovido por uma família no perturbador "Dália Negra" (TC Cult, 17h55, não indicado a menores de 14 anos), obra em que Brian De Palma estuda a fronteira estreita entre morte e imagem "roubada" (a cinematográfica).
Parece baixo astral entrar no primeiro dia do ano vendo o pior da humanidade, mas esses filmes honram a idéia de que o cinema pode extrair beleza (visual) do mais medonho tema.


Texto Anterior: Documentário: Artistas exibem visão sobre Tóquio
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Um Ano Novo feliz e desconfiado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.