São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tipo de bateria eletrônica inspirou nome

DA REPORTAGEM LOCAL

Na virada dos anos 80/90, quando o acid house bombardeava o mundo com bateria eletrônica, loops e ecstasy, o 808 State frequentou o primeiro escalão do pop.
Na época, discos como "Ex:El" (91) estavam entre os cinco mais vendidos da Inglaterra.
O 808 veio traduzir para os europeus -especialmente para os ingleses- o estardalhaço que um tal de tecno vinha criando nos EUA.
O grupo assimilou o tecno, o som pesado de Detroit criado pelo trio de produtores Derrick May, Juan Atkins e Kevin Saunderson. Como não tinha compromisso com nenhuma corrente musical pré-fabricada, o 808 misturou tecno com house, som mais maneiro e funkeado, produzido pelo pessoal de Chicago. Estava formada a base do acid house inglês.
De Detroit também vinham discos de soul, da lendária Motown, outra influência forte -desde sempre- na cabeça dos clubbers ingleses.
Uma aparelho, porém, deu o toque final ao cozidão: a bateria eletrônica TR 808, da Roland. Adivinhe então de onde vem o nome 808 State?
Da máquina saíam não apenas sequências de bateria, mas efeitos alucinantes, linhas de baixo que podiam ser esticadas ou comprimidas, criando sons e efeitos espaciais, que você ouve até hoje na música eletrônica. (CA)


Texto Anterior: 808 State
Próximo Texto: "Noise Music 003": Renato Cohen e Mau Mau lançam em parceria faixas de tecno clássico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.