São Paulo, quarta-feira, 01 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

‘Jornal da Record’ ‘rouba’ notícia da Globo

Divulgação
GLOBAIS Dira Paes (à dir.), a Solineuza de "A Diarista", e a ex-"Malhação" Luana Carvalho (filha de Beth Carvalho) em "Mulheres do Brasil", filme de Malu de Martino que chega aos cinemas em 10/3

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O "furo" que abriu o novo "Jornal da Record", anteontem, foi "roubado" da Globo. Na verdade, nem era tão "furo" (jargão jornalístico para informação exclusiva e relevante): a notícia de que Paulo Maluf comprou carro importado, apesar de estar com os bens bloqueados pela Justiça, já havia sido parcialmente veiculada pelo "SBT Brasil" em 28 de setembro.
A Folha apurou que a reportagem do "Jornal da Record" chegou a ser produzida para a Globo, que a teria "engavetado" por causa da divulgação pelo SBT.
A apuração na Globo foi conduzida pelo produtor especial Luís Malavolta. No último dia 24, o jornalista, que se sentia desprestigiado na Globo, fechou contrato com a Record, onde chefia núcleo de reportagens investigativas. Malavolta, que esteve por trás de grandes "furos" da Globo (foi quem colocou César Tralli em um carro da PF, registrando a prisão de Flávio Maluf), levou para a Record as pautas que estava tocando na Globo. A história do carro de Maluf é só a primeira de uma série delas.
A Record não comentou o "roubo" de pautas. Mas admitiu que o SBT já havia "esbarrado" no carro de Maluf, com a transcrição de trechos idênticos de grampos. A Record, no entanto, diz que sua reportagem foi mais enfática, que identificou o carro (um Corvette) e dois interlocutores de Maluf, mostrou o importador confirmando a operação e levou o Ministério Público a abrir inquérito.

OUTRO CANAL

Matemática 1 A estréia do "Jornal da Record" "quase-clone" do "Jornal Nacional" deu 13 pontos na Grande SP, segundo dados consolidados do Ibope (na prévia, foram 14). A Record praticamente dobrou a audiência do telejornal.

Matemática 2 Curiosamente, no comparativo com a edição do "JR" na segunda-feira anterior, só a Band (0,9 ponto) e a Rede TV! (0,4) perderam audiência. O SBT também ganhou (foi de 4,8 pontos para 6,5). A Globo manteve os mesmos 41 pontos.

Matemática 3 Qual a mágica? O Ibope responde: o número de televisores ligados no horário do telejornal subiu de 66,9% no dia 23 para 70,1% anteontem. Na Globo, no entanto, avalia-se que o "JR" foi turbinado pela novela "Prova de Amor" e que sua audiência vai cair. Anteontem, entrou no ar com 24 pontos. Saiu com oito.

Estratégia 1 Depois do fiasco de "Bang Bang", a Globo está escalando um "supertime" para "Cobras e Lagartos". Mas a próxima novela das sete perdeu seu vilão: Fábio Assunção está reservado para a trama que Gilberto Braga prepara para 2007 e recusou o papel.

Estratégia 2 A menina Bruna Marquezini, que emocionou muita gente em "Mulheres Apaixonadas" e "América", está confirmada em "Cobras e Lagartos". Será uma "gênia" da computação e ficará rica graças a seus dotes.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: José Simão: "JK" Urgente! O mocinho morre no final!
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.