São Paulo, segunda-feira, 01 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blog de drag queen faz sucesso na web e pode virar programa de TV

Katylene.com alfineta celebridades com gírias GLS e ortografia de internet

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Katylene é uma "representantchy" "guei" que "ahaza" na "internetchy" e nas "redes socyais" com um blog que fala de "muóda", "creyças" e "baphos". Não entendeu nada?
Tente ler em voz alta, com a ajuda do glossário nesta página, para entender que Katylene Beezmarcky é uma drag queen blogueira, sucesso na internet distribuindo alfinetadas em assuntos de moda, fofocas e TV.
O site (katylene.com.br) tem 1 milhão de acessos por mês graças aos comentários feitos com gírias de grafias aberrantes: é o "katylenês".
O blog tem como vitrine a imagem de uma drag queen nariguda, vestida de miss, sobre monograma, similar ao da Louis Vuitton, com as iniciais "KB". Um "loosho" (luxo), como diria a blogueira.
Agora, Katylene grava piloto para um programa semanal no canal pago Multishow, que deve ter formato de telejornal e conteúdo similar ao do site.
Mas as aparências enganam. Katylene é uma personagem criada pelo carioca Daniel Carvalho, 22. Ele divide o tempo entre a internet e a noite paulistana, em que atua como DJ despido do alter ego virtual.
"Meu analista tem muito trabalho porque não sei mais separar o que é a Katylene e o que sou eu." Em cinco minutos de conversa, a confusão fica evidente: Carvalho ora fala de si no masculino, ora no feminino.
E de onde surgiu a blogueira? "Nunca me vesti de mulher e não tenho amigos drag nem travestis. Resolvi assinar com um codinome bagaceiro: Katylene Beezmarcky, escrito assim por causa da numerologia", brinca. "Katy é uma desculpa maravilhosa porque é escrachada. Então não preciso dar uma de chique ou fina."

"Katylenês"
Em tempos de "Big Brother Brasil" fora do armário (a atração tem dois homossexuais assumidos e uma drag queen entre os participantes), Katylene apelidou o programa de "GLBBBT", uma brincadeira com a sigla GLBT, de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. "Agora só falta colocarem uma "beesha" bonita", provoca.
O uso do "katylenês" virou mania entre fãs do blog. "Sempre recebo mensagens de gente que preencheu cheque em "reaish" ou escreveu "katylenês" no trabalho da escola", diverte-se. "A reforma ortográfica da Katylene é pornográfica."
Em um ano e meio de blog, Carvalho coleciona amizades e desafetos entre as celebridades. Carolina Dieckmann, Preta Gil, Reynaldo Gianechini, Xuxa e os ex-BBBs são seus alvos preferenciais.
"Recebi um e-mail da Xuxa Produções dizendo que, se não tirar do ar as menções a ela e a Sasha, vou ser processada. Mas implicava na medida em que mereciam. Não era nada pessoal", diz. "Queria que a Xuxa autografasse o e-mail pra colocá-lo numa moldura. É um sinal de "xuxesso'!"


Texto Anterior: Filme Francês repassa a vida de Serge
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.