São Paulo, sexta-feira, 01 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRAMMY

Politicamente correta, premiação dá sono e traz poucas surpresas

DIEGO ASSIS
DA REDAÇÃO

Não conseguiu ficar acordado assistindo à entrega do 44º Grammy Awards transmitida ao vivo pelo canal Sony na última quarta-feira? Relaxa: se você não faz muita questão de ouvir pela enésima vez a histérica "Lady Marmelade", trilha do filme "Moulin Rouge", a melosa "Fallin'", de Alicia Keys, ou a também fraquinha "Walk On", do U2, então não perdeu nada (se achar que estou escrevendo besteira, pare por aqui e assista à reprise legendada dia 6, às 20h, na Sony...).
Pois a primeira, estrelada por Christina Aguilera, Pink, Mya e Lil" Kim, foi considerada como a melhor colaboração da música pop entre 1/10/2000 e 30/9/2001. Alicia Keys, indicada para seis prêmios no mesmo período, levou cinco, entre eles o de canção do ano, com a já citada "Fallin'" (interpretada pela cantora durante a cerimônia). E o grupo de pop rock U2, como já era de esperar, faturou nada menos do que quatro gramofones dourados, dos quais os de melhor álbum e grupo de rock (?!) e de pop, batendo BSB, "NSync e cia. ltda. O "rock" também foi lembrado nas categorias metal -ponto para o Tool-, alternativo -melhor álbum para o Coldplay- e hard rock -com os "menudos rebeldes" do Linkin Park.
Mais do que manjado, também, o evento foi comandado pelo apresentador-metido-a-engraçadinho Jon Stewart, que já havia encabeçado a entrega no ano passado. Referências ao 11 de setembro? Sim, muitas. Do tipo: "Em nenhum momento a música foi tão importante para a América...". E dá-lhe Alan Jackson, bigodão tingido e chapéu de caubói na cabeça, Bob Dylan, Tony Bennet e o homenageado da noite Billy Joel.
A Washington caberá acabar "de uma vez por todas" com a pirataria e com a "troca de seis bilhões de arquivos MP3 por mês", garantiu o presidente da Recording Academy, Michael Greene.
Pergunta: em que mundo eles vivem mesmo?



Texto Anterior: "O Samba é Bom": Antonio Vieira faz reviver a fina tradição maranhense
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Excepcionalmente hoje não é publicada a coluna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.