São Paulo, quarta-feira, 01 de março de 2006

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FILMES

TV ABERTA

Corrida Rumo ao Sol Record, 14h30.  
(Race the Sun). EUA, 1996, 99 min. Direção: Charles T. Kanganis. Com Halle Berry. Alunos baderneiros, motivados por uma professora, reabilitam-se e constroem carro movido a energia solar para correr em uma competição.

Entrega em Domicílio SBT, 23h.   
(Overnight Delivery). EUA, 1997, 87 min. Direção: Jason Bloom. Com Resse Witherspoon. Por imaginar estar sendo traído por sua amada, namorado escreve e posta uma furiosa carta de ruptura. Depois, é claro, perceberá que estava enganado. O problema é que o envio foi feito.

Intercine Globo, 1h30.
Para sair da ressaca carnavalesca e voltar à ação, a emissora propõe para a quarta-feira a escolha entre "Operação França" (1971, de William Friedkin, com Gene Hackman) e "Carruagens de Fogo" (Inglaterra, 1981, de Hugh Hudson, com Ben Cross).

Flypaper - Os Desajustados SBT, 3h.  
(Flypaper). EUA, 1997, 111 min. Direção: Klaus Hoch. Com Craig Sheffer, Robert Loggia. Além de fugir de um ex-namorado da filha, pai tenta fazer com que ela se desintoxique. Outras histórias paralelas se desenvolvem neste filme que tenta articular suspense e comédia.

Alguém na Escuridão Globo, 3h45.  
(Someone Is Watching). EUA, 2000. Direção: Douglas Jackson. Com Stefanie Powers. Mãe muda-se com o filho para uma nova casa. Ali, ele fará amizade com uma pessoa misteriosa, que em seguida se revelará um psicopata. (IA)

TV PAGA

O lado bom do fracasso

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Nos cinemas, "O Segredo" (TC Action, 14h35) foi um fracasso. Tinha tudo para fracassar, com efeito. Trata de racismo sem usar luvas de pelica e evita o final feliz (não há final feliz em histórias de racismo).
James Foley, autor do filme, comete a imprudência de esquecer que o sujeito vai ao cinema para comer pipoca e passar o tempo, e não para saber de coisas desagradáveis.
Mas não é esse o pior problema, e sim formal, pois a narrativa nos engana descaradamente: joga com uma relação afetiva neto/avô, negaceia informações e nos faz refletir com o filme, em vez de tudo mastigar, comporta-se como se não soubesse de tudo.
Evidentemente, este filme nega muitas regras da Hollywood contemporânea de uma só vez. Só serve para quem gosta de cinema.


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