São Paulo, segunda, 1 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa hoje a exposição de Kafka na Cinemateca

PERSONALIDADE
Além de painéis com fotos e textos, inauguração terá palestra de Modesto Carone, filme de Orson Welles e obras do escritor tcheco

da Reportagem Local


"É possível que, no século 21, Kafka seja considerado o grande escritor do século 20." A frase de Modesto Carone, tradutor de Kafka no Brasil, resume a idéia da exposição sobre o autor tcheco que começa hoje na Cinemateca, com apoio da Folha.
"A iniciativa partiu do próprio governo da República Tcheca", conta a artista plástica Yolanta Soumar, assessora cultural do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo. "Nosso presidente, Vaclav Havel, acha que Kafka é um escritor bastante mencionado, mas pouco lido."
A exposição "O Universo de Kafka", que já esteve no Rio e vai para Brasília e Uruguai, consiste de dez painéis com fotos e textos de Franz Kafka (1883-1924).
Há fotografias que mostram locais onde o escritor viveu ou trabalhou, como a casa número 22 da rua de Ouro, em Praga, capital da República Tcheca. Ali, Kafka escreveu durante os anos da Primeira Guerra (1914-1918).
A inauguração, às 19h de hoje, contará com um coquetel seguido de uma palestra sobre a atualidade do autor, feita por Modesto Carone, tradutor, escritor e professor de literatura da USP e da Unicamp.
Os livros de Kafka traduzidos por Carone e editados pela Companhia das Letras estarão à venda.
Para Carone, "nunca ninguém criou imagens tão poderosas do mundo alienado nem da história cega que rege esse mundo. Quem lê "O Processo' e "O Castelo' pode se dar conta disso, pois o que impera nessas obras é a manipulação do destino pessoal por um superpoder sinistro e invisível que lembra de perto a atuação das chamadas "forças globais' dos nossos dias."
Às 21h, a Cinemateca exibe a fita "O Processo" (1962), de Orson Welles, com Anthony Perkins e Romy Schneider.
²
Exposição: O Universo de Kafka Quando: de hoje a domingo, das 18h às 21h (de sexta a domingo, até 22h) Onde: Sala Cinemateca (lgo. Senador Raul Cardoso, 207, V. Clementino, tel. 5084-2177) Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.