São Paulo, sábado, 01 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

DENNIS, O PIMENTINHA
Globo, 14h10.   (Dennis the Menace). EUA, 1993, 94 min. Direção: Nick Castle. Com Mason Gamble, Walter Matthau. O famoso personagem dos quadrinhos irrita o sr. Wilson (Matthau) e os espectadores adultos, deixando meio indiferentes as crianças.

NAS GARRAS DO CRIME
Bandeirantes, 20h.   (Wild Side). EUA, 1995, 95 min. Direção: Donald Cammel. Com Anne Heche, Christopher Walken, Joan Chen. Empregada de banco endividada torna-se garota de programa. Não funciona muito, mesmo porque um agente federal que investiga trambiques passa a chantageá-la e a forçá-la a denunciar um cliente (do banco). Para completar, ela se torna amante da amante do dito cliente.

MORAL EM CONCORDATA
Cultura, 22h30.    Brasil, 1959, 86 min. Direção: Fernando de Barros. Com Odete Lara, Jardel Filho, Maria Della Costa, Armando Bógus Adaptação da peça de Abílio Pereira de Almeida sobre a vida de duas irmãs, a primeira pobre e casada, a segunda, solteira e mal-falada. Cauções: o nome do dramaturgo, uma peça de repercussão à época e um elenco de tirar o chapéu. Fernando de Barros, hoje jornalista de moda, não foi cineasta de peso. De todo modo, a ver.

TORNEIO DA MORTE
Record, 23h.   (Invitation to Die). EUA, 1995, 91 min. Direção: Mike Tristano, Jorgo Ognenovski. Com Jorgo Ognenovski, Jorge Rivero, Richard Lynch. Podreira total, sobre torneio clandestino de lutas mortais e o destino dado aos corpos dos lutadores mortos (o mercado negro de órgãos). Um policial de Los Angeles investigará o caso.

A LENDA DO DEMÔNIO
Bandeirantes, 23h.    (Urotsukidoji). Japão, 1994, 105 min. Direção: Hideki Takayama. Animação inspirada em HQ japonesa sobre as atividades do demônio Chojin, que a cada 3.000 anos desperta para destruir o mundo e refazê-lo a seu jeito.

EPIDEMIA
Globo, 23h15.   (Outbreak). EUA, 1995, 127 min. Direção: Wolfgang Petersen. Com Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Kevin Spacey. Cientista é encarregado de combater poderoso vírus que dizima certas tribos no Zaire. Mas um macaco africano chegou aos EUA, e a coisa começa a ficar preta por lá. "Epidemia" deixa claro o lugar destinado à África na nova ordem mundial: o de fornecedor de vírus destrutivos. Aventura em torno de um problema sério (a saúde pública face ao desconhecido) que se encaixa na série "seria cômico se não fosse trágico".

COMPORTAMENTO INDECENTE 2
Bandeirantes, 1h.   (Indecent Behavior 2). EUA, 1994, 98 min. Direção: Carlo Gustaff. Com Shannon Tweed, James Brolin. Uma terapeuta sexual busca ajuda de um colega para investigar o assassinato de uma cliente. Aí o casal se apaixona e se lança num jogo de perversões.

BIKINI CAR WASH
SBT, 1h15.   (The Bikini Carwash Company). EUA, 1992, 80 min. Direção: Ed Hansen. Com Joe Dusic, Neriah Napaul. Para reerguer o lava-rápido do tio, sobrinho contrata garotas para lavar os carros de biquíni. Comédia debilóide.

O SEGREDO DE UMA MULHER
Globo, 1h35.   (Chasing the Dragon). EUA, 1996. Direção: Ian Sander. Com Mark Post, Dennis Boutsikaris. Mãe solteira, com todas as dificuldades inerentes a criar um menino de 12 anos, torna-se dependente de drogas. Um suplício.

E A VIDA CONTINUA
SBT, 2h45.      (And the Band Played On). EUA, 1993, 141 min. Direção: Roger Spottiswoode. Com Matthew Modine, Alan Alda, Ian McKellen, Lily Tomlin. Baseado em livro de Randy Shilts, sobre a descoberta da Aids, o desnorteamento dos cientistas e os esforços para identificar o mal. Boa narrativa.

PLANO DE ATAQUE
Globo, 3h10.   (Plan of Attack). EUA, 1992. Direção: Fred Walton. Com Loni Anderson, Tony Denison, Candy Clark. Mulher estuprada, que por conta disso teve um filho vê-se ameaçada pelo estuprador, que está saindo da cadeia, e disposto a vingar-se de quem o prendeu.

TV PAGA
A estratégia do esteta brilhante

da Redação

O italiano Bernardo Bertolucci é capaz de dominar o grande espetáculo como um americano. Mas talvez seus maiores triunfos estejam nos poucos filmes fortemente pessoais que fez, como "Antes da Revolução" (Eurochannel, 15h).
Aqui, como em "La Luna", o incesto terá parte mais do que importante. Aqui, o aspecto autobiográfico também estará presente (a trama gira em torno de jovem cinéfilo que se apaixona pela tia).
Mas há um outro elemento: a "revolução", ou antes, a militância, a sombra da política pesando sobre os jovens dos anos 60. Mas Bertolucci mostra aqui o que é: burguês e esteta. Burguês que se assume e esteta brilhante. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Parece mentira
Próximo Texto: José Simão: Chega! A gente apitta, repitta e vomita!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.