São Paulo, sábado, 01 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banqueiro destaca credibilidade

especial para a Folha

Embora a redescoberta do panorama paulistano pintado por Pallière seja narrada pelo curador Pedro Corrêa do Lago como obra do acaso, sua exposição na Mostra do Redescobrimento é motivo para o banqueiro Edemar Cid Ferreira, presidente da Associação Brasil 500 Anos, vir a público frisar a importância do megaevento.
"Descobertas como essa somente são possíveis a partir de um fato cultural desta magnitude, que coloca o melhor time de pesquisadores do país em campo e inaugura um novo campo de estudos sobre os caminhos da civilização brasileira", afirma Ferreira.
Administrando investimento de cerca de R$ 40 milhões (cerca de 90% do montante vindo de patrocínio privado, por meio da Lei Rouanet) para a realização da mostra no Brasil, Ferreira refere-se à credibilidade paulistana que sustenta empréstimos de obras de valor quase inestimável. Com esse "background" e "muita conversa", Corrêa do Lago conseguiu, por exemplo, empréstimo de quatro telas importantes do Museu do Louvre. No módulo "Olhar Distante", há ainda obras tomadas de colecionadores ornados com brasões e cifrões pesados, entre eles Carmen Thyssen-Bornemisza, Gloria Thurn und Taxis, Patricia Cisneros e Oscar de la Renta.
Essa prodigalidade não vale, porém, para todos os módulos. "Barroco", por exemplo, enfrentou duras negativas de empréstimo de imagens sacras.
A direção da mostra acertou, na última semana, a viagem de quatro módulos para Buenos Aires em novembro. No mesmo mês, o Ibirapuera recebe arte argentina pré-colombiana e contemporânea. (AM)


Texto Anterior: Arte Colonial: Tela revela a São Paulo de 1821
Próximo Texto: "O Olhar Distante" reúne estrangeiros em espaço nobre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.