São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Nas lojas

Drama
Loucura Americana
FRANK CAPRA
Distribuidora:
Sony; Quanto: R$ 35, em média
Avaliação: bom
Em plena Depressão, acionistas querem destituir o diretor de banco. O que ele faz de errado? Concede empréstimos baseado na confiança que as pessoas inspiram, e não nas habituais garantias. Seu ponto de vista é que bancos existem para fazer com que, nos momentos difíceis, negócios deslanchem e a máquina da economia se ponha em marcha. No meio da intriga existe um suposto desfalque e a questão da confiança (centro de tudo no filme) transfere-se para os problemas conjugais do banqueiro. Frank Capra (1897-1991) capta o problema em cima da hora (o filme é de 1932 e traz o sentido de urgência presumível). Em termos de desenvolvimento dos personagens, o filme é um ensaio para o que, em trabalhos subseqüentes, estaria mais desenvolvido. De todo modo, um ótimo presente para o seu banqueiro.
(INÁCIO ARAUJO)

Documentário
Meninas
SANDRA WERNECK
Distribuidora:
Videofilmes; Quanto: só para locação
Avaliação: bom
Quatro meninas entre os 13 e os 15 anos de idade, todas elas moradoras de favelas cariocas, todas elas grávidas. O documentário de Sandra Werneck (a diretora de "Cazuza") acompanha com delicadeza, sem comentar e sem julgar, a trajetória de cada uma delas nos meses que antecedem e que sucedem o parto. Uma vê o namorado dividido entre ela e outra adolescente engravidada por ele na mesma época. Outra gera o filho de um líder local do tráfico, morto pouco depois. Uma terceira vê a mãe ainda jovem ficar grávida também, e tem que cuidar ao mesmo tempo de dois bebês, o seu e o da mãe. A leveza quase inconseqüente com que essas meninas parecem encarar suas barras -tomando cerveja e rebolando de barrigão no baile funk, por exemplo- é o que mais desconcerta nesse retrato enviesado da tragédia cordial brasileira. (JOSÉ GERALDO COUTO)

Comédia
Alfie - Como Conquistar as Mulheres
LEWIS GILBERT
Distribuidora:
Paramount; Quanto: R$ 20, em média
Avaliação: bom
A primeira adaptação para cinema da peça de Bill Naughton -também filmada em 2004, com Jude Law- obteve cinco indicações ao Oscar de 1966, incluindo as de melhor filme e ator, a primeira na carreira de Michael Caine. Aos 33, ele começava a se tornar um dos principais astros do cinema britânico. O filme é ostensivamente seu: como o conquistador que não se envergonha em manipular a maior quantidade possível de mulheres, solteiras ou casadas, ele se dirige à câmera para dividir suas opiniões sarcásticas com o espectador e carrega com um pouco de amargura a predisposição radical do personagem em não se envolver com ninguém, espécie de versão londrina e contemporânea de Don Juan. O diretor Lewis Gilbert faria mais tarde três longas da série 007, incluindo "O Espião que me Amava" (1977). (SÉRGIO RIZZO)


Texto Anterior: Arquitetura está disponível em DVD no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.