São Paulo, Quinta-feira, 01 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO - LANÇAMENTO
O fim está próximo

Reprodução
Pintura "O Death Where Is Thy Sting: Yesu Christ, the Fountain of Life", do norte-americano Norbert Kox



O livro "The End Is Near!" compila visões de fim-de-milênio de personalidades e de artistas plásticos do submundo das artes


LEANDRO FORTINO
da Redação

Por que esperar o apocalipse quando é possível imaginá-lo antes de ele se consumar? Partindo dessa premissa, o American Visionary Art Museum, em Baltimore (EUA), organizou a mostra "The End Is Near!: Visions of Apocalypse, Millennium and Utopia".
Parte desses trabalhos expostos gerou o livro de mesmo nome, lançado nos EUA no final de 98.
A obra compila textos de personalidades respeitadas, como o professor de geologia da Universidade de Harvard (EUA) Stephen Jay Gould, do Dalai Lama (leia texto ao lado) e do co-fundador do museu, Roger Manley, que também é fotógrafo, folclorista, escritor e curador da mostra.
Os textos servem para delimitar os sete capítulos do livro em temas distintos ("Big Bang Theory", "Brave New World" etc.) que relacionam mais de 160 quadros (pinturas a óleo, nanquim, aquarela, caneta esferográfica e grafite), todos criados por artistas plásticos pouco conhecidos e do submundo das artes, de todas as décadas deste século e de vários países.
É verdade que muitos dos desenhos compilados em "The End Is Near!" poderiam ter saído de capas de discos do Black Sabbath, com serpentes, símbolos do catolicismo e caveiras, tudo em cores fortes, como os do norte-americano Norbert Kox, pintados em óleo sobre tela entre 1987 e 1995, que ganham títulos como "Jesus, o Glorioso Cristo na Fossa do Inferno".
Mas o livro também conta com trabalhos bem interessantes, principalmente os criados pelos americanos Tony Wise e Joe Coleman.
Wise, paralítico do pescoço para baixo após um acidente de carro, iniciou sua carreira aos 50 anos de idade, depois de passar três anos na cama. Em 95, ele teve uma visão do profeta Moisés no mesmo dia em que sua mulher comprou, espontaneamente, um kit de pintura.
Usando os dentes no lugar das mãos, ele passou a acreditar que sua missão seria pintar cenas religiosas. Seu primeiro trabalho exposto em um museu foi "The Angel Tells Mary about the Coming Event", durante a exposição "The End Is Near!".
Já Coleman apresenta cenas de ação em todos os trabalhos publicados no livro. É impossível achar um foco de atenção para o olhar em seus quadros, quase todos representando situações caóticas, repletas de símbolos ocultos.

Livro: The End Is Near!: Visions of Apocalypse, Millennium and Utopia Autores: Stephen Jay Gould, Roger Manley, Adam Parfrey, Dalai Lama e outros Lançamento: Dilettante Press (EUA) Quanto: US$ 34,95 (192 págs.) Onde encomendar: www.amazon.com

Texto Anterior: Morre poeta espanhola
Próximo Texto: Último eclipse traz festas e previsões apocalípticas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.