São Paulo, sexta-feira, 01 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frases

"Sempre quis tratar os fatos de forma mais documental, mas usando as vantagens da ficção, insistindo no suspense, nos personagens, na curiosidade. Utilizando elementos que chamo de espetaculares para contar aquelas histórias"

"É preciso guardar certas liberdades para o cinema. Cinema é espetáculo"
COSTA-GAVRAS
76, cineasta

"Nós na Europa temos grande admiração por Lula. De uns anos para cá, ocorreram mudanças com a democracia se instalando, e a intervenção americana, que era violenta, começa a se afastar. Soube das origens do presidente. É prova de que nas favelas também há gênios. Isso mostra que governos devem cuidar da população que vive em estado de abandono"
IDEM

"Ele tem uma urgência de filmar os aspectos polêmicos que envolvem as crises de consciência do homem. Com muito conteúdo, ele acaba sendo popular"
VALÉRIA GONDIM SAMPAIO
49, juíza

"A visão política dele é muito interessante, é um diretor que sabe ser político ao mesmo tempo em que se distancia de dogmas"
PEDRO COUTO
23, estudante de jornalismo

"Fiquei encantada quando ele disse que todo filme é uma forma de política, que passa não só sentimentos, mas os ideais políticos que estão por trás deles"
MARINA DE SÁ COSTA LIMA
29, bióloga

"É um cineasta que defende o cinema espetáculo. De que a política vem dentro do espetáculo. O último filme dele ["Eden à l'Ouest"] tem conteúdo, mas é muito ameno"
CELSO MARCONI
79, jornalista



Texto Anterior: "Ninguém vai ver filme como aula"
Próximo Texto: Crítica/ "Alexandra": Sem concessões, Sokurov aborda faces distintas da Rússia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.