São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006

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'Museus são máquinas de marketing'

Régis Michel, conservador-chefe de artes gráficas do Louvre, vê crise cultural na França e critica a proliferação internacional de grandes mostras acadêmicas e oficialescas

LUIZ RENATO MARTINS
ESPECIAL PARA A FOLHA

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A crise das instituições museológicas, o vídeo como expoente da expressão artística contemporânea, o conservadorismo da política francesa, a sociedade do controle, as dificuldades de articular uma resistência cultural ao capitalismo. Em São Paulo desde o dia 16 de abril, o conservador-chefe do departamento de Artes Gráficas do Museu do Louvre, Régis Michel recebeu a Folha para uma entrevista em que discutiu esses e outros temas.
Avesso a maiores aproximações pessoais -recusou-se a declarar a idade e a tirar fotos para esta entrevista-, Michel aproveitou seu tempo para apontar uma crise de criatividade na França e questionar o modelo das grandes instituições oficiais e burocratizadas.
"É um modelo autoritário de administração cultural que faz com que procuremos todos os dias a grandeza e a centralização, quando deveria ser o contrário, deveríamos forçar a descentralização para produzir espaços de liberdade de trabalho. O verdadeiro trabalho se refugia cada vez mais nas pequenas instituições", disse.
A crítica engloba o domínio do Estado -que na França financia 90% do setor- e também o privado. "Eles [os museus] podem ser privados, como nos Estados Unidos; ou públicos, como na França. A questão é que na maior parte eles são grandes máquinas preocupadas essencialmente com o marketing, com arranjar dinheiro a todo custo. A serviço de que está esse dinheiro?"
Durante a estadia no país, Michel deu conferências na USP, na Pinacoteca e na Sala Cinemateca. Amanhã, embarca para uma série de palestras em universidades e museus de Fortaleza, Recife e, possivelmente, Belém do Pará.


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