São Paulo, segunda-feira, 01 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Eduardo Knapp/Folha Imagem
BLOCO NA RUA
Formado em engenharia pela Escola Politécnica da USP e com passagens como publicitário pelas agências MPM e DPZ, o escultor Paulo de Tarso inicia amanhã exposição de 24 de seus trabalhos na galeria Arte Infinita, no bairro de Pinheiros

Força-tarefa

As classes D e E são mais receptivas a medidas de força quando o assunto é o combate à violência: para 54% dos brasileiros nessa faixa, colocar mais policiais nas ruas seria uma solução para conter a criminalidade; entre as classes A e B, só 38% apostam na medida. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Fecomércio-RJ, feita em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país e que será divulgada hoje.

TROPA DE ELITE
A população de baixa renda também é mais favorável ao Exército nas ruas (77% contra 65% nas A e B), à pena de morte em casos graves (61% contra 56%) e a unificar as polícias Civil e Militar (76% contra 61%). Os mais pobres se submeteriam até a pagar mais impostos (50% contra 41% nas classes mais altas) em troca de maiores gastos no combate ao crime e à violência.

A LEI E O CRIME
"O resultado da pesquisa indica que, se nas classes A e B a solução é urgente, nas D e E, que estão mais próximas da violência, a solução é para ontem", diz o economista da Fecomércio Christian Travassos.

PODER PARALELO
Outro resultado que surpreendeu os economistas foi o de pessoas que acreditam que o combate ao tráfico de drogas ajuda a reduzir a violência: 25% nas classes A e B e 21% nas D e E. "Nas classes mais baixas, muitas vezes o tráfico faz imagem de bom-moço."

APERTEM OS CINTOS 1
A forte turbulência no voo Miami-SP da TAM, há uma semana, fez uma vítima com "perfuração leve no pulmão, duas vértebras e várias costelas quebradas", segundo a própria. Sônia Farhat, 67, falou à coluna por telefone, do quarto do hospital Sírio-Libanês.

APERTEM OS CINTOS 2
"Ainda tomo anestesia porque a dor é muito forte. Também não consigo andar", diz ela, que reclama de negligência no atendimento na chegada a Guarulhos. "Eu não tinha cortes, então não me deram muita atenção." A TAM diz que não dá informações, por respeito à privacidade da passageira.

APOSTA NA ERVA
O filme "A Erva do Rato", de Júlio Bressane, será lançado com mais destaque na França do que no Brasil. Lá, estreia em Paris, no dia 10, com cinco cópias. Aqui, no dia 26, com apenas duas, no Rio e em SP.


FUTEBOL MOLEQUE 1
Depois de ganhar em primeira instância direito a R$ 76 mil de indenização do técnico Vanderlei Luxemburgo, por danos morais, o jogador Marcelinho Carioca venceu outra batalha.

 

Em segunda instância, a Justiça de SP decidiu levar adiante ação criminal, por difamação, pelo mesmo motivo do processo cível: ter sido chamado na TV de "moleque", "safado" etc.

FUTEBOL MOLEQUE 2
Luxemburgo se defende. Está recorrendo na esfera cível e contesta a ação criminal, dizendo que apenas revidava ofensas de Marcelinho contra ele.

CERCA ANTIPAPARAZZI
Cercas vivas de seis metros de altura estão sendo instaladas na frente do castelo Barão de Itaipava, em Petrópolis, onde a atriz Deborah Secco e o jogador Roger Flores se casam no sábado. O objetivo é tapar a visão da entrada.

MELHOR LÁ FORA
A noiva do jogador Roberto Carlos, Mariana Lucon, abriu mão dos estilistas brasileiros e comprou seu vestido de noiva na Europa. Já ele escolheu a paulistana Camargo Alfaiataria para seu terno, de lã super 180 inglesa. A cerimônia é no dia 13, no Terraço Daslu.

FRENTE A FRENTE
Inclusão é o tema de "Vai Encarar? - A Nação (Quase) Invisível das Pessoas com Deficiência", que a jornalista Claudia Matarazzo lança amanhã, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Com perfis e dicas para anfitriões, ela fala sobre convivência, saúde, moda, sexo, entre outros assuntos. A vereadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) assina o livro como consultora.

BATUTA
O escritor Alcione Araújo será curador da 1ª Bienal Internacional do Livro de Curitiba, que acontece de 27 de agosto a 4 de setembro.

CURTO-CIRCUITO
COMEÇA HOJE a Semana do Meio Ambiente do Instituto de Biociências da USP, com palestras, debates e documentários, a partir das 17h30, no anfiteatro acadêmico do IB.
O RESTAURANTE LA CASSEROLE comemora 55 anos hoje com apresentações musicais e um menu com pratos que representam a gastronomia francesa dos últimos 50 anos.

DANIEL BERGAMASCO(interino), com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Todos amam Jeneci
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.