São Paulo, segunda, 1 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquivos de Corrêa do Lago são abertos

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O maior acervo privado de documentos históricos do Brasil foi adquirido para fazer parte do Memorial do Rio Grande do Sul. A coleção, composta de quase 16 mil manuscritos, está sendo catalogada na capital gaúcha.
O acervo foi comprado por R$ 1,9 milhão pela indústria de cigarros Souza Cruz junto ao colecionador Pedro Corrêa do Lago, 40, neto do ex-diplomata Oswaldo Aranha.
A empresa doou a coleção ao memorial, cujas aquisições são amparadas na Lei de Incentivo à Cultura.
Reconhecida internacionalmente por sua amplitude e variedade, a coleção reúne cartas, manuscritos, fotos e gravuras de todos os governantes, desde os reis de Portugal até os presidentes da República, além de personagens como Maurício de Nassau, Lampião e Padre Cícero, entre outros.
Entre as raridades, está um papel assinado por Tiradentes e correspondências entre d. Pedro 1º e sua irmã, Isabel Maria, em 1826.
A coleção abriga ainda 520 documentos relacionados com a política e a cultura de países do Prata. Há, por exemplo, escritos do libertador argentino San Martín e do escritor Jorge Luis Borges.
Corrêa do Lago, que é livreiro, disse que se desfez do acervo porque "estava muito difícil cuidar de quase 16 mil documentos".
Os documentos foram juntados ao longo de 25 anos (aos 18, Lago já frequentava leilões na Europa).
"Descobrir manuscritos ou cartas que motivaram decisões importantes ou sentimentos profundos é, para mim, uma janela para o passado, o que me torna coadjuvante dos fatos", disse.
O prédio onde funcionará o Memorial do Rio Grande do Sul, construído no início do século, deve ter sua restauração concluída em setembro.
O local, ao lado da praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, será aberto ao público em abril de 1999.
O memorial é uma iniciativa do governo do Estado, Fundação Roberto Marinho, RBS (empresa de comunicações gaúcha) e do Banco Real.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.