São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Fabrício Mota/TV Globo
A PRIMEIRA NOITE Ana Paula Arósio e Marcello Antony gravam cena em que seus personagens em ‘Ciranda de Pedra’ transam após 17 anos de pacto de viverem sem se relacionar

Governo suspende narração para cego na TV

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, suspendeu ontem dispositivo legal que obrigava as emissoras de TV, desde a última sexta-feira, a irradiarem pelo menos duas horas diárias de programação com narração para cegos.
Costa atendeu a pedido das redes, que alegaram dificuldade técnica e alto custo para implantar o recurso, uma tecla SAP para deficientes visuais.
Chamado de audiodescrição, o recurso está previsto em portaria assinada por Hélio Costa em 27 de junho de 2006. A portaria dava dois anos para as TVs começarem a irradiar pelo menos uma hora das 8h às 14h e uma hora das 20h às 2h de programação com recursos de acessibilidade. Os recursos deverão ser ampliados ano a ano até atingir a totalidade da programação das TVs em 2017.
De acordo com a portaria, são recursos de acessibilidade, além da audiodescrição, a legenda oculta (closed caption) e a dublagem em português, já oferecidas pelas redes. A portaria publicada ontem no "Diário Oficial" suspendeu apenas a implantação da audiodescrição. Ou seja, as TVs estão obrigadas a veicular pelo menos duas horas de closed caption.
A legislação define a audiodescrição como "locução sobreposta ao som original do programa, destinada a descrever imagens, sons, textos e demais informações que não poderiam ser percebidos por pessoas com deficiência visual".

CHORO DAS ESTRELAS 1 Xuxa Meneghel já sabia, mas reclamou no programa de sábado de ter sido obrigada pela Globo a sair de férias. Devido à Stock Car, ao vôlei e à Olimpíada de Pequim, seu "TV Xuxa" só retorna ao ar em 30 de agosto.

CHORO DAS ESTRELAS 2 "Xu não quer, mas Xu vai fazer", começou Xuxa. "Desculpa eu dar férias pra vocês", encerrou. A apresentadora lamentou ainda a duração e o horário de sua atração "para toda a família". "Gostaria que o horário fosse bem maior. Não acho que deveria ser de manhã, mas mais tarde", discursou.

CHORO DAS ESTRELAS 3 Também no sábado, Angélica, no "Estrelas", reclamou que não tem um camarim na Globo para guardar um presente que recebera de um entrevistado.

ACONTECEU O futebol da Record bateu o da Globo. Domingo, a final da Eurocopa rendeu 15,3 pontos (das 15h33 às 17h52). Cruzeiro x São Paulo cravou 13,7, a pior média de uma partida do Campeonato Brasileiro na Globo.

RETRANCA A Globo adiou para 2009 a primeira edição do "Calculando", a versão matemática do "Soletrando". A "culpa" é do Corinthians, que, jogando a Série B, tomou parte do espaço do programa de Luciano Huck.

DIA DA AMIZADE A Globo fará neste ano três edições do Brazilian Day, evento de seu canal internacional para assinantes no exterior. Além de Nova York e Tóquio, realizará um em Luanda. Em Angola, o canal tem 160 mil dos 450 mil assinantes.


Texto Anterior: José Simão: Ronaldinho Gaúcho tá com caxumba!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.