São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Filipe Redondo/Folha Imagem
PROMESSA Com feições que lembram Gisele Bündchen, Nathalia Hawerroth, 16, é a nova aposta da empresária Mônica Monteiro, responsável por lançar a top nos anos 90; a modelo catarinense venceu o concurso de "new faces" promovido pela Oi durante a SP Fashion Week.

Abre-alas
O governo Lula vai abrir em breve licitação para rádios e TVs comerciais em todo o Brasil. Será a primeira da administração petista -os processos estavam parados até agora porque o TCU (Tribunal de Contas da União) entendia que eles só poderiam ir em frente com um parecer de seus técnicos. O impasse, de acordo com o Ministério das Comunicações, foi superado. Cerca de 300 licitações serão feitas nos próximos meses.

PARA ENTENDER
Até agora, o governo fazia concessões de TVs educativas ou de processos aprovados ainda no governo FHC.

DIAL DO LULA
Mas o que mobiliza mesmo o presidente Lula é a concessão de uma rádio para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC: ontem, ele telefonou para o ministro Hélio Costa cobrando a liberação da emissora. "Dissemos ao presidente que a coisa está enrolada", revela Sérgio Nobre, presidente do sindicato, que se encontrou com Lula ontem. O ministério já deu o.k.. Falta a autorização da Anatel.

O DIA DA CAÇA
Há mais de 20 anos, Lula pediu a concessão da rádio do sindicato do ABC a Antônio Carlos Magalhães, então ministro das Comunicações do governo de José Sarney. Em vão.

O RIO É AQUI
A já célebre megalomania do presidente Lula contagiou até o arraial da Granja do Torto, no sábado à noite. Na hora da queima de fogos, ele disparou: "Isso aqui tá melhor que o Réveillon do Rio de Janeiro".

BOTA FALSO
Já é dada como certa a inclusão do sistema de financiamento público de campanha e da lista partidária para eleições parlamentares na reforma política que o ministro José Múcio, da Casa Civil, prepara com Tarso Genro, da Justiça. Múcio disse à coluna, no entanto, que "a reforma só será enviada ao Congresso depois das eleições municipais. O resto é alarme falso. E bota falso nisso".

MONTANHAS DE MINAS
Sabe aquele aeroporto com pista de 2.500 metros que o ex-presidente Itamar Franco mandou construir perto de sua cidade natal, Juiz de Fora, e que até hoje não funciona? Pois a Aeronáutica já comunicou que ele abrirá em outubro. Falta só instalar equipamentos de navegabilidade - e cortar pela metade um morro que fica perto da pista e atrapalha a decolagem e o pouso de aviões.

BOMBA
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas está se preparando para abrir o primeiro ambulatório do Brasil especializado em tratar pessoas com transtorno explosivo intermitente, mais conhecido como pavio curto. Uma equipe de psicólogos e psiquiatras ensinará os irritadiços a controlar a raiva em situações de estresse.

SÃO JOÃO
Casas de strip-tease da rua Augusta estão em clima de festa junina. Do lado de fora dos inferninhos, entre balões e bandeirinhas, elas oferecem "pipoca e quentão de graça" e até "as mais belas caipiras".

CLIQUE NO AMÉM
Padre Marcelo Rossi já está de olho em ampliações para seu site que entra no ar hoje (www.padremarcelorossi.com.br). Quer incluir na página um blog de sua autoria, um canal de bate-papo entre fiéis, rádio gospel e TV on-line.

ACORDES
"Slash", a biografia do ex-guitarrista do Guns'n'Roses e atual Velvet Revolver, chega ao Brasil no fim deste mês, pela Ediouro. Não haverá festa de lançamento.

 

É que não há chances de o artista aparecer.

ESCALAÇÃO
Já foram escalados os atores do próximo longa de Flávio Tambellini. Fernanda Machado, Danton Mello, José Mayer e Heloísa Périssé estarão na adaptação cinematográfica do livro "Malu de Bicicleta", de Marcelo Rubens Paiva.
 

As filmagens estão previstas para começar em 2009.
SOL-DE-MEL Após dois anos de casamento, a atriz Flávia Alessandra e o ator Otaviano Costa planejam, "finalmente", viajar em lua-de-mel, em "agosto ou setembro".
 

"O lugar continua sendo uma surpresa do Ota para mim. Foi ele quem resolveu isso quando nos casamos", diz Flávia, que emendou as novelas "Pé na Jaca" e "Duas Caras".

BRUNO GAGLIASSO

No mundo de Van Gogh

O ator Bruno Gagliasso estréia neste fim de semana, no Teatro Folha, em SP, a peça "Um Certo Van Gogh". Ele falou à coluna por telefone, da casa da mãe, no Rio, onde "checava uns e-mails".

 

FOLHA - Por que a peça estreou em Fortaleza e levou meio ano para chegar no Rio e em SP?
BRUNO GAGLIASSO -
Tivemos pouco tempo de ensaio e não deu para marcar com antecedência nos teatros. Mas eu consegui um elenco ma-ra-vi-lho-so, uma direção ma-ra-vi-lho-sa, uma autora ma-ra-vi-lho-sa e um grande amigo para produzir comigo. Então rodamos pelas principais capitais como Curitiba, Recife, Fortaleza, e foi ma-ra-vi-lho-so! Fizemos o caminho inverso.

FOLHA - Você se identifica com Van Gogh?
GAGLIASSO -
No começo da minha carreira muita gente falou "ihhhhh, alá, mais um". Hoje em dia sinto que as pessoas têm um respeito muito grande. Acho que com Van Gogh foi a mesma coisa, só que depois da morte. Ele foi um gênio da pintura, mas não vendeu quadros em vida. Nasceu para fazer arte, viveu fazendo arte e morreu por ela. Não me vejo fazendo outra coisa além de arte. Vivo dela e assim morrerei.

FOLHA - Conhece o museu do Van Gogh em Amsterdã?
GAGLIASSO -
Você nem brinca comigo! Cê não tá entendendo!
Quase tive um troço. Como tivemos pouco tempo de ensaio, não tive tempo para ir a Amsterdã. Resolvi ir para NY porque tem muita coisa de Van Gogh. Fui no dia de uma reinauguração de um museu e estava tendo uma homenagem ao pintor, você acredita? Então eu vi to-dos-os-qua-dros-de-Van-Gogh! Foi tipo, muita sincronicidade!

FOLHA - Como está a sua vida de solteiro?
GAGLIASSO -
As pessoas estão muito preocupadas com a vida dos outros e não com o que ela está acrescentando. É como o Ronaldo. Por quantos anos ele deu alegrias? E agora todos se sentem no direito de julgar.

FOLHA - E sobre o fim do seu casamento com Camila Rodrigues?
GAGLIASSO -
Nunca falei sobre minha vida pessoal e não é agora que vou falar. A partir do momento em que envolve outra pessoa, você não pode falar disso, sabe?

CURTO-CIRCUITO

O BAR SEU JUSTINO estréia hoje, às 19h, o espetáculo de "stand-up comedy" "Justa Terça". Para maiores de 18 anos.
A EXPOSIÇÃO "Perspectiva Urbana" tem vernissage hoje, às 19h, na Galeria de Arte da Casa Cor, com curadoria de Vera Simões e trabalhos de 25 artistas plásticos.
A LIVRARIA SOBRADO promove hoje a palestra "Encontro com a Felicidade", com Seiji Yokoyama, às 19h, em Moema.
SERÁ INAUGURADA AMANHÃ a loja KCase, de Kátia Bulhões, Cláudia Saraiva e Ana Paduan, no Jardim América.
O PROJETO "Femsa Leva ao Teatro" promove hoje e amanhã a ida de mais de mil jovens de escolas públicas de São Paulo a sessões da peça "Smack - Foi um Beijo Tipo Assim".


com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Contos inéditos marcam centenário
Próximo Texto: Na rede: O blog vai ao cinema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.