São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diário de um gordo

Repórter de gastronomia faz três semanas de regime para testar serviço de dietas delivery; conta a experiência e confessa os pecados da gula que não conseguiu evitar

LUIZA FECAROTTA
DE SÃO PAULO

Vez ou outra tem uma sessão familiar sobre "como emagrecer". Meu cunhado sugere ver "A Comilança".
Nesse clássico dos anos 1970, o cineasta italiano Marco Ferreri juntou quatro glutões (entre eles Marcello Mastroianni) numa mansão, por um fim de semana. Um fim de semana fatal, em que comeriam até morrer.
De um furgão saíam animais inteiros que depois iam para a panela: "cabritos de olhos doces", javalis selvagens, "inocentes cordeiros".
Se ainda assim o regime não fluísse naturalmente, minha lição de casa era assistir a "Super Size Me - A Dieta do Palhaço". Nesse documentário, o diretor Morgan Spurlock arruina sua saúde.
Passa um mês fazendo três refeições diárias no Mc Donald's, para mostrar os efeitos nocivos da comida. Engorda 11 quilos. Mais: estoura os níveis de colesterol, apresenta problemas no fígado e sintomas depressivos.
Fiz o avesso. "Mini size me". Fechei a boca por três semanas, num teste anônimo de serviços de dieta delivery, congeladas. Eu, uma jornalista que fiz que fiz até transformar a comida na minha profissão, tornando-me repórter de gastronomia, quase enlouqueci ao ter de obedecer rigorosamente ao que a dieta propunha.
Mas perdi uns quilinhos também. E pequei aqui e acolá. Está tudo registrado. Todo gordo já teve um diário no qual anota obsessivamente o que comeu, quantas calorias gastou, quantos pequenos pecados ainda pode cometer.
Todo gordo sabe de cor e salteado dar desculpas. A tireoide, a genética, os hormônios. Ai, os hormônios... Já passei por essa fase também. Que gordo não passou? Minha desculpa agora é o trabalho. E a verdade, confesso, é o prazer. O puro prazer.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.