São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Audiência na TV poderá ser medida por relógio

João Miguel Jr./TV Globo
VALE TUDO
Gravação do núcleo cômico de 'Desejos de Mulher', que ninguém sabe mais se é uma novela romântica, de suspense ou humor; a cena do ritual de Bill (Evandro Mesquita) vai ao ar amanhã


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ibope passará a testar a partir do próximo mês a medição "ambulante" de audiência de TV.
O instituto receberá da empresa norte-americana Arbitron, com quem fez parceria, cinco "pagers" de teste. O aparelho é capaz de captar sinais de TV e rádio sempre que o usuário estiver próximo aos veículos. Assim, a medição não estaria mais restrita àquilo que o telespectador vê em casa, como é hoje, com o "people meter" (aparelho instalado na TV).
O "pager" também pode registrar simultaneamente a audiência da TV e do rádio. É preciso que as emissoras instalem um gerador de sinal para ser captado pelo medidor. No fim do dia, o usuário coloca o aparelho num "berço", semelhante a um recarregador de celular, para que as informações sejam enviadas à central do Ibope.
Além do "pager", o Ibope planeja testar também uma espécie de relógio fabricado por um empresa alemã, com as mesmas funções. A vantagem é que seria menos incômodo ao usuário e a desvantagem é que ele é menos eficiente para transmitir os dados.
A medição ambulante deve ser implantada no Brasil em 2004. Ainda não está fechado, mas é possível que a amostra inicial seja de mil telespectadores em SP.

OUTRO CANAL

Elo perdido
Boninho gravará na próxima segunda a primeira edição do "game" "The Weakest Link" ("O Elo Mais Fraco"). Mas a compra do formato, que pertence à BBC, ainda não foi fechada e está sendo analisada pelo departamento jurídico da Globo. A emissora só decide na terça se estréia ou não o programa no dia 11 de agosto.

Às pressas
O Ministério da Justiça marcou uma reunião para amanhã no gabinete civil da Presidência da República. Tentará fechar acordo para a regulamentação da lei que obriga que os aparelhos de TV tenham um chip bloqueador de programas com sexo e violência. A regra vale a partir de 29 de dezembro, mas o governo se atrasou para dar à indústria as normas de fabricação.

Rede
A TV Bandeirantes ganhou uma retransmissora na cidade de Matão (interior de São Paulo). A autorização do Ministério das Comunicações foi publicada ontem no "Diário Oficial" da União.

E-mail - laura@folhasp.com.br



Texto Anterior: José Simão: Agora vamos de pinga! Dolarizaram a ressaca!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.