UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de Veneza anuncia sua seleção

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem títulos brasileiros entre os 20 competidores pelo Leão de Ouro do 60º Festival de Veneza (de 27 de agosto a 6 de setembro), a representação da América Latina ficou restrita ao mexicano Alejandro Iñarritu ("Amores Brutos"), com "21 Gramos", e à temática do inglês "Imagining Argentina", de Christopher Hampton, sobre os desaparecidos políticos no país (leia lista ao lado).
A programação competitiva, anunciada ontem, tem outros 18 filmes na seção "Contracorrente". O diretor do festival, Moritz de Hadeln, comentou a concentração norte-americana em exibições fora de concurso ("Intolerable Cruelty", dos irmãos Coen, e "The Human Stain", de Ridley Scott, entre os exemplos).
"[Os norte-americanos] Estão receosos de competir ou de diminuir suas chances no Oscar." Sobre a presença da Europa, disse que é "demonstração de que há algo extraordinário acontecendo no cinema europeu". Para a seleção, o festival avaliou 1.600 filmes.


Texto Anterior: Cinema/Estréia - "O Exterminador do Futuro 3": "Exterminador 3" serve para quarentões e pouca coisa mais
Próximo Texto: Copião: Cinema arrecada menos de 30% do previsto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.