São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção aborda a diversificada produção de vinho em Portugal

País tem investido em bons tintos e brancos de castas nativas

DE SÃO PAULO

O nono volume da Coleção Folha O Mundo do Vinho, nas bancas no próximo domingo (dia 8), é dedicado aos vinhos de Portugal.
O país, berço dos melhores fortificados doces do mundo -o vinho do Porto-, vem investindo em tintos e brancos de alta qualidade, produzidos em grande parte a partir de suas castas nativas.
"Com tantas variedades próprias, Portugal praticamente prescinde das uvas ditas internacionais, como cabernet sauvignon e chardonnay, embora também haja excelentes vinhos de paladar globalizado", explica o jornalista Eduardo Viotti, autor dos livros da série.
Além da variedade de uvas -de nomes muitas vezes engraçados, como esgana-cão-, Portugal possui regiões vinícolas de microclimas bastante distintos, que contribuem para a singularidade dos estilos do país.
Do Minho, no noroeste, saem os delicados vinhos verdes. Na península de Setúbal, próxima a Lisboa, produz-se outra bebida única, o licoroso e raro moscatel de Setúbal, enquanto na ilha da Madeira faz-se o vinho fortificado que carrega seu nome.
Da produção em larga escala, a partir das diversas cooperativas existentes, o país passou a focar em vinhos secos elaborados em pequenas propriedades. São dirigidas por enólogos renomados e a produção tem boa relação custo/benefício em relação aos rótulos europeus.
Parte das uvas usadas para a elaboração de Porto, como a touriga nacional, também tem sido destinada aos vinhos de mesa na região do Douro -uma das mais antigas áreas vinícolas demarcadas do mundo.
Além de disputar com a Alemanha o quarto lugar no ranking dos produtores (depois de França, Itália e Espanha), Portugal é o maior fornecedor de árvores de onde se extrai cortiça das rolhas.


Texto Anterior: Vanessa vê TV: Rugas de televisão
Próximo Texto: Volume destaca canções do sambista baiano Assis Valente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.