São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Só Resta a Esperança
Globo, 15h35.
  
(After the Promise). EUA, 1987, 90 min. Direção: David Greene. Com Mark Harmon, Diana Scarwid. Nos anos 30, durante a Depressão, carpinteiro perde a mulher, por morte, e depois a guarda dos quatro filhos para o Estado. Sua batalha será para ter novamente a guarda das crianças. Feito para TV.

Tolerância
Globo, 1h55.
  
Brasil, 2000. Direção: Carlos Gerbase. Com Maitê Preonça, Roberto Bomtempo. Após saber da infidelidade conjugal de sua mulher, homem se deixa atrair por bela amiga de sua filha adolescente. Um desses filmes produzidos no Sul que raramente chegam a nós, embora representem uma escola de cinefilia e de curta-metragem respeitabilíssima. Agora, "Tolerância" vem via Rede Globo. A ver.

A Recruta Benjamin
SBT, 3h05.
   
(Private Benjamin). EUA, 1980, 110 min. Direção: Howard Zieff. Com Goldie Hawn, Eileen Brennan, Robert Webber, Armand Assante. Após a súbita morte do marido, garota chique decide engajar-se no Exército. Ela sofrerá com a caserna. Pela mera comparação com a maior parte das comédias mais recentes, o filme vai ganhando com o tempo. No geral, Goldie Hawn tem talento e leva a comédia nas costas. Só para São Paulo.

Nossa, que Loucura
Globo, 3h45.
  
(For Pete's Sake). EUA, 1974, 90 min. Direção: Peter Yates. Com Barbra Streisand, Michael Sarrazin, Estelle Parsons. Depois que contrai empréstimo com o tio agiota, Barbra terá de fazer de tudo, inclusive armar mil e uma confusões, para levantar a quantia e se livrar da dívida.

Obras do Oeste

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Histórias de irmãos são, geralmente, uma só, a de Caim e Abel. Esta a que Anthony Mann se dedica em "Winchester 73" (Telecine Classic, 15h45).
Para além da disputa entre dois irmãos (o bom e o mau) por uma arma rara e perfeita, esboça-se ali o que seria o grande tema de Mann: a duplicidade do homem. Pois, a rigor, pelo menos aqui, dois irmãos não formam senão um homem.
E já que estamos nessa balada, que tal ver ou rever "Os Imperdoáveis" (TNT, 22h)? Clint Eastwood acumulou, depois daí, filmes superiores. Nenhum que fizesse esquecer este faroeste magnífico que é, de certa forma, a celebração da morte do Oeste e do próprio faroeste.
Mann foi o principal cultor do gênero no pós-guerra. Clint é (ou foi) seu último cultor.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Serra é papagaio de pirata do Alckmin!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.