São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
GUIA Glória Perez grava entrevista com Thays Martinez, advogada que luta pelo direito dos deficientes visuais entrarem com cão-guia em restaurantes; a novela "América" irá fazer campanha pró-cegos

Record negocia parceria por filme nacional

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Record está negociando com a Cinearte, produtora de Aníbal Massaini Neto, uma parceria para a exibição de filmes nacionais na TV. O primeiro produto, negociado de forma avulsa, é o longa "Independência ou Morte", de 1972, com os globais Tarcísio Meira (no papel de D. Pedro 1º) e Glória Menezes (Marquesa de Santos).
O filme vai ao ar na próxima terça (às 14h), Dia da Independência. A exibição será patrocinada pelos Correios, empresa estatal.
Inicialmente, a veiculação foi pensada como uma oportunidade de faturar com a data patriótica. Mas a negociação com a Cinearte também tem a ver com a provável criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual), que deve estipular a exibição de filmes nacionais na TV. Assim, a Record já abre terreno com um distribuidor.
A Cinearte e a coligada Cinedistri têm um catálogo de 85 filmes, entre eles o premiado "O Pagador de Promessas" e "Lampião - O Rei do Cangaço". O produtor e cineasta Massaini, que é sócio da Globosat no Canal Brasil, foi o principal fornecedor da "Sala Especial", sessão de pornochanchadas que fez sucesso na Record pré-Edir Macedo, nos ano 80.
Do portfólio de Massaini, a Record tem mais interesse em "Pelé Eterno", lançado neste ano. Apesar do fraco desempenho nos cinemas, o longa é promissor para a TV, que poderá exibi-lo em 2006 em versão de quatro episódios.

OUTRO CANAL

Gás
Vai se chamar "Na Pressão" o "game show" que a Band irá estrear neste mês, numa nova faixa de meia hora antes do "Boa Noite Brasil", que deve ser reduzido de cinco para três edições semanais. A apresentação será de Lígia Mendes (que já teve programa em MG). Do catálogo da Endemol Globo, trata-se de uma competição de perguntas e respostas rápidas.

RH 1
O vencedor da versão nacional de "O Aprendiz" não irá mais ganhar um emprego de R$ 250 mil anuais na Vivo, como haviam anunciado a Record e a operadora no início do mês. A vaga será agora na agência de Roberto Justus, apresentador do "reality show".

RH 2
Segundo a Record, a mudança foi exigência da Freemantle, detentora do formato original. Mas dará na mesma. O salário está embutido na cota de patrocínio bancada pela Vivo.

Disputa
A Record foi condenada em primeira instância judicial a conceder direito de resposta ao BNDES, por causa de programa exibido em abril contrário ao plano do banco estatal de socorrer a mídia (principalmente a Globo). A Record vai recorrer.

Arrancada
O primeiro capítulo de "Começar de Novo" (Globo) cravou 40 pontos (contra 41 da estréia de "Da Cor do Pecado"). Já o debate da Record deu só 6 pontos e ficou em terceiro no Ibope.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Serra é papagaio de pirata do Alckmin!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.