São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Casseta & Planeta - Seus Problemas Acabaram!!!"

Apesar dos acertos, humoristas criam comédia de pouco riso espontâneo

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

C omo projeto, "Seus Problemas Acabaram!!!" é mais coerente do que o filme anterior do grupo Casseta & Planeta, "A Taça do Mundo É Nossa" (2003). Foi difícil entender por que o grupo de humoristas, à frente de um programa de televisão de grande audiência, fez um primeiro filme em torno de assuntos tão distantes de seu público (o roubo da taça Jules Rimet e a ditadura militar). Queriam o quê exatamente? Provar que são politicamente corretos e que podem brincar com traumas históricos? Ou pensaram que seria preciso oferecer algo radicalmente diferente daquilo que as pessoas viam na TV? A experiência de "A Taça do Mundo É Nossa" -que teve resultados de público bem abaixo das expectativas- serviu como exemplo de que não basta contar com uma exposição maciça na televisão para garantir a presença do público nos cinemas.
Mostrou também que, mesmo os projetos de fundo mais comercial (ou, talvez, principalmente os projetos de fundo mais comercial) precisam ter um conceito, uma coerência.
Não é tão fácil quando parece, portanto, produzir um filme de sucesso a partir de fórmulas já testadas. "Seus Problemas Acabaram", em certo sentido, vai por um caminho muito mais lógico. Por um lado, procura ir de encontro ao hábito do espectador do "Casseta & Planeta" na TV; por outro, oferece doses de novidade necessárias para que esse público saia de casa e pague um ingresso.
Todos os tipos mais bem-sucedidos do programa atual aparecem no filme (como Seu Creyson ou a dupla Fucker & Sucker). A técnica de parodiar personagens também é vastamente usada, com as novelas sendo ocasionalmente substituídas pelo próprio cinema brasileiro. Há o esforço de se criar um roteiro para abrigar as piadas, ou seja, uma narrativa (o cinema!) e até citações a filmes clássicos (o cinema!), além de efeitos especiais.
Essa reestruturação de projeto vai bem até certo ponto, porque, no fim das contas, o que importa mesmo em uma comédia é o riso -e infelizmente, ele aqui ainda é bastante raro. Fazer humor em longa-metragem depende de um conjunto de fatores e, mais importante ainda, da combinação desses fatores. São raríssimos os momentos em que o grupo alcança, de fato, a graça.
"Seus Problemas Acabaram" deixa transparecer uma imensa dificuldade para se construir uma estrutura de comicidade que suporte um longa-metragem. Na pobreza da construção, o riso não brota como um elemento de crítica e de perturbação, mas apenas pipoca aqui e ali, meio forçado, como na boa sátira aos advogados de gel ou publicitários paulistas.
Essas dificuldades ficam ainda mais evidentes porque a comédia vive um momento particularmente feliz na produção cinematográfica americana. Há uma nova geração de atores excelentes não só como presenças cômicas (destaque para Will Ferrell, em "O Âncora", e Steve Carrell, em "O Virgem de 40 Anos"), mas que são, também, parte de um grupo de humoristas de primeiro time, sarcásticos e extremamente críticos, além de hábeis na fabricação da graça usando a paródia.
Quer dizer: dá para fazer bem melhor, é só querer.

CASSETA & PLANETA - SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!
   Direção:
José Lavigne
Produção: Brasil, 2006
Com: Murilo Benício, Bussunda
Quando: em cartaz nos cines Anália Franco, Morumbi e circuito


Texto Anterior: Crítica/"O Sabor da Melancia": Tsai Ming-liang faz filme contagiante carregado de gostos estranhos
Próximo Texto: Última Moda - Alcino Leite Neto: Sommer volta com a grife Do Estilista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.